Por «bairros», no Porto, entende-se por vezes apenas os chamados «bairros sociais». Destes e das «ilhas» se ocupará a tertúlia promovida pela Campo Aberto na quinta-feira 16 de Dezembro, às 21:30, no Clube Literário do Porto, na Rua Nova da Alfândega, 22, a São Francisco/Alfândega (entrada livre).
O tema será apresentado pelo Prof. Arq.º Nicolau Brandão, director do curso de arquitectura da Escola Superior Artística do Porto e por um grupo de alunos do 3.º ano de arquitectura da ESAP.
Para além das questões sociais, económicas, arquitectónicas e urbanísticas, e para além dos «bairros sociais», bairros são também os simples quarteirões residenciais da cidade.
Nuns e noutros, podem pôr-se questões de sustentabilidade, de interface entre o urbano, o ambiente construído, e o ambiente natural. Questões também elas não alheias às dimensões social e económica. A seguir à apresentação inicial, o debate começará pois com duas breves anotações da associação organizadora, através de Anabela Gonçalves (geógrafa) e Sara Esteves (arquitecta paisagista), e logo generalizado a todos os presentes interessados.
ORGANIZAÇÃO
Campo Aberto (Grupo de Ambiente Urbano)
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks