Coragem, imaginação e empenho político – para vencer as dificuldades no Parque Oriental

por | Out 15, 2003 | sem categoria | 0 Comentários

Coragem, imaginação e empenho político são os elementos decisivos para garantir o futuro do Parque Oriental do Porto. Temo-los encontrado em projectos de interesse bem duvidoso e noutros de importância indiscutível. Em praticamente todos os casos aqueles factores criaram as condições para que as dificuldades fossem ultrapassadas e os projectos se tornassem realidade.

Mas precisamente por que a necessidade e relevância de um Parque Oriental para a cidade e região reúne já um amplo consenso público, inclusivamente do executivo liderado pelo Dr. Rui Rio, mais se justificam a coragem, imaginação e empenho para resolver as adversidades.

Referimo-nos, concretamente, à necessidade de reformular a rede viária proposta para o Vale de Campanhã, que na sua concepção inicial surge absolutamente desajustada face às intenções de criar uma ampla zona vede na zona oriental da cidade. Este conjunto de vias é alvo de um protocolo entre a Câmara Municipal do Porto (CMP) e o Instituto de Estradas de Portugal (IEP).

A Campo Aberto apela à CMP, seu Presidente, Vereador do Urbanismo e Vereador do Ambiente, para que respeitem e aproveitem esta oportunidade para cumprir as suas propostas eleitorais, provando que há outras formas de fazer cidade, exequíveis, com benefícios para todos e capazes de transformar uma zona deprimida como o Vale de Campanhã num lugar aprazível.

O que seria de todo incompreensível era levar por diante uma proposta que teria sérias repercussões a longo prazo para a cidade e em particular para a viabilidade do Parque Oriental e que, quase unanimemente, foi considerada como de má qualidade, sob o pretexto de respeitar um acordo com o IEP. Acresce que, se esse acordo é reversível, já o erro dele resultante será irreversível, pelo que o momento para agir é o actual.

A solução está à vista. Impõe-se, agora, a reformulação da rede viária proposta para o Vale de Campanhã e a concretização do Parque Oriental e do Agroparque.


Propostas da Campo Aberto para o Parque Oriental

A zona oriental da cidade do Porto é regularmente referida por políticos e cidadãos como uma zona degrada, marginalizada, onde se concentram diversos problemas que carecem de resolução. Efectivamente constatamos que, pelo menos em parte devido ao reduzido investimento público que a área tem recebido e à sua errada orientação, se trata de uma um território algo inóspito, socialmente deprimido, de difícil acesso, claramente suburbano e sem pontos de referência, apesar de nele subsistirem fortes marcas de ruralidade.

Este é o cenário actual do Vale de Campanhã, e é o cenário com o qual os decisores de hoje têm de lidar. O PDM deverá, pois, procurar corrigir esta situação. Os 10 anos de vigência do Plano são, em princípio, suficientes para o assegurar, desde que o rumo seguido seja bem pensado e estruturado.

Uma visão para a zona oriental do Porto

Qual o futuro da zona oriental do Porto? É esta a pergunta a que planeadores e cidadãos deverão, antes de mais, responder. Afinal, o que se pretende para todo aquele espaço? Como corrigir os problemas que actualmente enfrenta? Como o reabilitar social, urbanística e paisagisticamente? Como o tornar urbano e convidativo para as pessoas? Considerando o carácter fortemente rural desta zona da cidade, há antes de mais que pensar até que ponto se justifica ampliar a já extensa malha urbana do Porto. Mesmo numa óptica regional, admitindo que a cidade há muito extravasou os seus limites administrativos – em boa parte devido ao caos urbanístico que grassa em todo o país –, há que reflectir sobre se o rumo que se pretende é o de ocupar de forma sistemática todos os terrenos livres ou se, pelo contrário, é o de preservar e estimular a existência de várias bolsas de dimensão média e elevada para garantir a subsistência e vitalidade dos vários sistemas naturais. A estes espaços devem-se acrescentar as zonas agrícolas, cuja função, apesar de renegada, é de primordial importância para o abastecimento alimentar de proximidade (e, logo, com menores impactos ambientais associados). Pensamos que o futuro da zona oriental da cidade deve residir, fundamentalmente, em potenciar o uso agrícola do solo que ainda é cultivado, o carácter rural da malha urbana com essas características (núcleo de Azevedo) e o normal funcionamento dos sistemas naturais, com particular destaque para a relação dos rios Tinto e Torto com os seus vales e com o Douro, estimulando sempre a fruição pública e o contacto dos cidadãos com a natureza.

Nenhuma outra zona da cidade tem este potencial. De facto, trata-se de um potencial único no Porto e de enorme valor, sobretudo se atentarmos à dimensão do espaço em causa e às características já referidas.

O problema da rede viária proposta

A rede viária proposta – continuação da Alameda de Cartes, Colectora de Azevedo e ligação da primeira à Circunvalação (que, estranhamente, não consta das cartas do PDM proposto) –  terá um efeito esmagador sobre o Vale de Campanhã, esventrando-o irremediavelmente. As novas estradas, com perfil semelhante a auto-estrada (2 faixas para cada sentido separadas por um corredor central), servirão para definir em boa parte os limites das áreas verdes (sobretudo do Parque Oriental) e criar novas zonas de construção. Naturalmente, esta área de expansão urbana é conseguida à custa de terrenos que deveriam integrar os parques.

Acresce que, devido à orografia do terreno, as referidas vias obrigarão a taludes de grande dimensão (alguns com 10 metros de altura!), o que contrasta de forma flagrante com o carácter natural ou urbano que se pretende para o Vale.

Por tudo isto, se a proposta for avante, algumas zonas do Parque Oriental tornar-se-ão uma espécie de “enclaves”, cercadas por estradas de grande dimensão e totalmente inóspitas para o cidadão. Algumas zonas do Parque ficarão com pouco mais de 50 metros de largura, o que, aliado ao relevo do Vale e aos taludes da Circunvalação e da Colectora de Azevedo, criará no cidadão a sensação de estar aprisionado, esmagado pela envolvente terrífica que se antevê. Apesar de todas as críticas que fazemos à rede viária pensada para o Vale de Campanhã, parece-nos importante contrariar o isolamento do Bairro do Lagarteiro e do lugar de Azevedo, que está provavelmente na origem de alguns dos problemas sociais existentes. Relativamente às vias já existentes, como a Circunvalação e o IC29, há que implementar medidas com vista à redução do impacto que têm sobre o Vale de Campanhã. A arborização dos taludes e zonas envolventes teria seguramente um efeito bastante positivo.

Criar pontos de referência e de qualidade no Vale de Campanhã

Parece-nos acertado acautelar algumas áreas de equipamento para o Vale de Campanhã, apesar de serem eventualmente excessivas. Espera-se que as estruturas a construir possam cativar a visita de habitantes oriundos de outras zonas da cidade ou mesmo de fora dela. Por que não, por exemplo, instalar um eco museu sobre a actividade agrícola e as práticas tradicionais, incluindo um viveiro com as espécies utilizadas, sua biologia e venda de sementes? Ou de uma biblioteca? Alertamos contudo para a necessidade de se evitarem volumetrias desajustadas que possam ser agressivas para a paisagem, bem como para o cuidado a pôr na arborização das áreas envolventes. Queremos jardins e parques bem pensados e com qualidade, algo que de nos possamos orgulhar no futuro.

Outras Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort bonus veren siteler escort ankara tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort tipobet betonred istanbul escort bayan İzmir grup escort grandpashabet ankara escortlar Jojobet Giriş casino siteleri deneme bonusu casibom matbet giriş artemisbet betriyal bahisal betriyal betriyal istanbul escort esenyurt eskort şişli escort mersin escort xslot giriş gaziantep escort gaziantep escort porno izle jojobet CASİBOM asyabahis güncel Meritking News casibom Casibom casibom grandpashabet grandpashabet giriş casibom Marsbahis tipobet 1xbet giriş tipobet tipobet casibom betsat giriş casibom bets10 giriş casibom asyabahis matadorbet twitter Vozol vito transfer marsbahis jojobet giris şişli escort beylikdüzü escort tipobet Marsbahis holiganbet casibom giriş meritking meritking sahabet meritking marsbahis pusulabet mrcasino meritking jojobet jojobet marsbahis güncel giriş bets10 güncel giriş onwin güncel giriş grandpashabet giriş tipobet güncel giriş jojobet marsbahis güncel giriş marsbahis güncel giriş jojobet giriş marsbahis güncel giriş holiganbet güncel giriş vaycasino güncel giriş tipobet güncel giriş sahabet giriş nakitbahis güncel giriş mrcasino mrcasino sekabet giriş onwin giriş imajbet giriş matbet giriş matbet giriş bets10 giriş bets10 giriş grandpashabet giriş nakitbahis güncel giriş casibom giriş marsbahis güncel giriş marsbahis giriş jojobet giriş betsat bahigo bahigo bahsegel güncel giriş betebet güncel giriş Meritking Meritking casibom giriş Meritking Holiganbet giriş Sahabet giriş meritking güncel giriş betebet güncel giriş tipobet giriş tipobet winxbet winxbet supertotobet winxbet matbet giriş winxbet winxbet winxbet casibom meritking tipobet Pusulabet jojobet giriş imajbet marsbahis giriş Onwin casibom ultrabet ultrabet giriş casibom casibom bets10 giriş matadorbet matadorbet giriş marsbahis giriş casibom jojobet giriş casibom jojobet betpuan bets10 giriş galabet Pusulabet lunabet Pusulabet istanbul kart başvuru jojobet fixbet itopyabet imajbet Casibom Giriş sekabet giriş tipobet jojobet giriş marsbahis güncel jojobet güncel jojobet Meritking Meritking Meritking sahabet tipobet giriş orisbet jojobet giriş maltcasino holiganbet galabet jojobet giriş kralbet marsbahis imajbet bets10 grandpashabet sahabet sahabet sahabet sekabet onwin imajbet matbet matbet bahisbey casibom giriş kartal escort galabet bahiscom holiganbet queenbet sahabet giriş tümbet giriş Escort sekabet meritking matadorbet matadorbet grandpashabet grandpashabet Casino slot casibom tipobet tipobet jojobet sultanbeyli çekici onwin casibom giriş mavibet sekabet sekabet giriş jojobet casibom pinbahis goldenbahis betpark vevobahis superbetin betwoon mavibet lunabet holiganbet giriş casinoplus giriş betriyal giriş meritking holiganbet holiganbet giriş Casibom extrabet holiganbet hand foot and mouth disease casibom casibom casibom güncel casibom giriş jojobet giriş Casibom Giriş casibom 780 giriş casibom giriş deneme bonusu veren siteler Meritking casibom bahis sitesi padişahbet prefabrik ev JOJOBET GİRİŞ grandpashabet jojobet giriş jojobet giriş casibom casibom girişler jojobet giriş marsbahis giriş