[PNED] 22 Novembro INFO
Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo página, net veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de https://groups.yahoo.com/group/pned/
A estrutura deste Boletim INFOPNED tem vindo a variar por motivo de experiências e tentativas de fixação de um modelo a seguir no futuro.
Agradecem-se sugestões e comentários.
Sábado, 22 de Novembro de 2003
PUBLICO:
1. Comércio Tradicional a Postos para a Quadra Natalícia
Mais de 80 ruas iluminadas, uma casa do Pai Natal instalada em plena Praça Carlos Alberto, o regresso do maior desfile mundial de Pais Natal às ruas da Baixa e um papel de embrulho criado de propósito para a ocasião – são estes os pontos altos da campanha de Natal 2003 posta em marcha pela Associação de Comerciantes do Porto (ACP), numa parceria com a câmara municipal, que investiu cerca de 500 mil euros, e o Gabinete Comércio Vivo, que disponibiliza uma bolsa de 25 mil euros.
2. Poças Martins Diz Que “PS Gaia Quis Mostrar Que Está Vivo”
Nada mais falso, segundo Poças Martins, que é também presidente do conselho de administração da Gaiurb. “O PS quis fazer de Gaia o concelho de habitação mais barata da Área Metropolitana do Porto. Os empreiteiros que seguiram essa política estão agora com dificuldade em vender as suas casas, baratas mas de má qualidade. Nós, pelo contrário, queremos fazer de Gaia um concelho de excelência”, disse, justificando assim o facto de o município cobrar as taxas e compensações urbanísticas mais caras da área metropolitana, a seguir ao Porto.
3. Caminha Rompe com o Vale do Minho
A câmara municipal de Caminha aprovou ontem em reunião do executivo a sua adesão ao projecto da Comunidade Urbana (Comurb) Valimar, que junta também os municípios do vale do Lima e Esposende, demarcando-se a sua autarca dos antigos colegas da Associação de Municípios do Vale do Minho (AMVM) com declarações que indiciam uma situação de iminente ruptura.
JN:
1. Comércio deve abrir aos sábados à tarde
Porto
Apresidente da Associação de Comerciantes do Porto considera que as lojas tradicionais devem abrir ao sábado à tarde, durante todo o ano. Laura Rodrigues falava na apresentacção da animação natalícia preparada para as zonas comerciais do Porto, que em Dezembro, à semelhança dos outros anos, voltam a assumir um horário mais alargado.
2. Feira vai passar a receber toneladas de lixo de Gaia
ASuldouro, empresa que gere o aterro de Sermonde, em Vila Nova de Gaia, garantiu, ao JN, que vai encerrar a lixeira dentro de três anos. E que tudo indica que seja Santa Maria da Feira a ser o próximo concelho a receber os resíduos produzidos por Gaia e Feira.
3. Água mais cara criticada pelo PCP
Gaia
O PCP faz uma “avaliação fortemente crítica” dos seis anos da liderança de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia. As principais queixas, apresentadas ontem em conferência de imprensa, são o “despudorado aumento” do preço da água e o atraso na revisão do Plano Director Municipal.
Outro ponto crítico, na opinião dos comunistas, é o atraso na revisão da PDM, uma vez que está a ter, como consequências directas, a desafectação de terrenos de áreas protegida como se pretende fazer nos terrenos envolventes ao Centro de Estágios do F.
C. Porto e já se tentou na zona da Telheira para intensificar a construção.
4. Protectora dos animais reclama terrenos
Porto
A presidente da Sociedade Protectora dos Animais (SPA), Ermelinda Martins, acusou, ontem, a Câmara do Porto de estar a prejudicar a instituição, que atravessa graves problemas financeiros, ao atrasar a entrega dos terrenos que lhe foram prometidos.
5. Zona industrial de Perosinho alargada para criar emprego
Gaia
A “falta de emprego no concelho de Vila Nova de Gaia” levou a Câmara Municipal a decidir “ampliar a zona industrial em Perosinho”, explicou, ao JN, Poças Martins, vice-presidente da autarquia. Pelo que, explicou, alguns técnicos foram enviados para a freguesia de Sermonde com o intuito de se proceder ” ao cadastro daquela área, no âmbito deste plano de urbanização industrial que prevêmos para o local”.
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentou-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de Notícias
e do Público Local Porto e Minho, em 22 de Novembro de 2003.
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho. Em «Fora do Noroeste» (só ocasionalmente), podem inserir-se
notícias de outras regiões que possam apresentar interesse como exemplo
negativo ou positivo para situações equivalentes no Noroeste.
Selecção hoje feita por Daniel Carvalho
Para os textos integrais consultar:
https://jn.sapo.pt/eddia/eddia7.asp
https://jornal.publico.pt/publico/2003/11/22/indice.html
ou as respectivas edições em papel.
=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
Para difundir mensagens escreva para: pned@egroups.com
Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com e com o corpo da mensagem vazio.
Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@egroups.com
Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@egroups.com
Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:
https://www.egroups.com/group/pned
Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.
=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: https://br.yahoo.com/info/utos.html
0 comentários