No sábado dia 7 de Maio de 2005, realizou-se mais um passeio organizado pela Campo Aberto. Participaram 33 pessoas, num belo dia de sol e confraternização.
O local: Maciço da Gralheira, segunda edição de um passeio de grande sucesso em 2004, tanto pela extraordinária beleza da sua paisagem como pelo profundo conhecimento da serra e extrema simpatia do nosso guia, Mário Ribeiro.
Na Serra da Freita, começámos pelo alto do S. Pedro Velho (1077 m.), com extenso panorama para o miolo da Serra, a litoral e as serranias a norte, até ao Gerês e ao Soajo.
Fizemos a pé um trajecto pelo planalto de Albergaria, ao longo dum dos cursos de água que drenam o planalto e se juntam para formar o Rio Caima, até à divisão das bacias hidrográficas dos rios Douro e Vouga e onde alguns corajosos se refrescaram um pouco.
À tarde, após um revigorante piquenique, seguimos para nascente, apreciando o panorama do Detrelo da Malhada, sobranceiro ao vale de Arouca e seguimos por Tebilhão, Cabreiros (paragem para água e café), Candal, Póvoa das Leiras, Coelheira (povoação num “vale em berço” a 900 m. de altitude). Contemplámos depois o deslumbrante panorama do vale superior do Rio Paivó e rumámos a Drave, aldeia perdida num vale escondido, com casas em pedra Lousinhã e cobertura de xisto.
O regresso fez-se pela estrada do Portal do Inferno, com paragem para apreciar uma panorâmica invulgar sobre a aldeia de Covas do Monte, uma povoação de casas concentradas e extensos campos, bem cultivados, passando depois em Ponte de Telhe, Moldes e Arouca.
(Veja também, o primeiro passeio organizado por nós ao Maciço da Gralheira)
0 comentários