[PNED] Novo-riquismo/ Boletim 21.07.05
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Destaque: Se o arquitecto Massena referiu fidedignamente os factos, estamos
mais uma vez perante o desperdício, a gestão trapalhona e incompetente, o
arbitrário e o desrespeito pelo trabalho feito. O novo-riquismo na gestão de
um país que não é rico, até quando?
JCM
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BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
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Quinta-feira, 21 de Julho de 2005
Tíutulos do Público sem acesso livre
Oposição quer obras imediatas no Mercado do Bolhão
Abel Coentrão
Assis acusa Rio de “falta de seriedade política”
O arquitecto que não perdeu a esperança de requalificar o Bolhão
Comerciantes exigem poder voltar para postos de venda no bolhão
Região norte vai ter 46 milhões de euros para água e saneamento
Nuno Corvacho
Porto Vivo pode reabilitar quarteirão na Praça de Almeida Garret
Abel Coentrão
Incêndios florestais de grandes dimensões em Vila Real e Braga
Joana Lopes Marques
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1. Fórum da Sustentabilidade propõe retirar mais automóveis do centro do
Porto
Limitar a circulação na Baixa
É urgente intervir na mobilidade sustentável da cidade do Porto e é preciso
criatividade para aumentar a consciência cívica ambiental. Das mais de 100
soluções apresentadas no Fórum da Sustentabilidade o problema menos debatido
acabou por ser a aposta na integração social.
Texto integral no final do boletim
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2. Cinco dos oito prédios do quarteirão estão em profunda degradação
SRU intervém em Mouzinho/Flores
Mouzinho da Silveira/Flores é o próximo quarteirão a ser alvo de intervenção
da Sociedade de Reabilitação Urbana, tendo sido dispensada a elaboração de
plano de pormenor. O quarteirão é constituído por oito prédios, cinco dos
quais estão em profundo estado de degradação.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7
baf3&subsec=&id=87a0e6e102e968c17a2de5529e919ece
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3. Candidato socialista denunciou ³contradições² da Câmara sobre o Bolhão
Assis apoia movimento cívico
A criação de um movimento cívico de defesa do Mercado do Bolhão voltou ontem
a ser defendida. Francisco Assis colocou-se ao lado de Rui Sá e
demonstrou-se disponível para lançar o movimento. O candidato socialista
voltou a lançar criticas a Rui Rio.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7
baf3&subsec=&id=4b67532a57fc7c7cab0a66fcbc76c15b
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4. PS e CDU aprovam medidas que salvaguardem mercado e comerciantes
Bolhão: Oposição teme pressa
A oposição fez aprovar ontem em reunião de Câmara do Porto duas propostas
com vista à realização imediata de obras no Mercado do Bolhão e à manutenção
de todos os comerciantes. A CDU recomendou também o alargamento do prazo de
evacuação até ao final de Setembro.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7
baf3&subsec=&id=451fba97bd3caed7c7f14946474dc696
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5. Projectos despachados por Figueiredo devem ter cumprimento
O executivo municipal do Porto aprovou ontem uma proposta de recomendação de
Rui Sá relativa aos projectos imobiliários que haviam recebido despacho
favorável do anterior vereador do Urbanismo e que Paulo Morais decidiu não
homologar.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7
baf3&subsec=&id=63ebdbb00178c7c8994aa1ca301eaf92
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6. Maior parte da verba é proveniente do Programa Operacional da Região
46 milhões de euros para saneamento no Norte
As áreas da Região do Norte mais carenciadas em saneamento básico irão
beneficiar de um investimento financeiro de 46 milhões de euros, dos quais
32 milhões serão provenientes do ON Operação Norte (Programa Operacional
da Região do Norte).
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a3
18d5&subsec=&id=3d734cb57b58e640bfbbadf4d24b0ad5
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Texto integral de
Ana Magalhães
sobre o fórum da Sustentabilidade
O auditório da Casa do Infante encheu ontem com dezenas de interessados em
ajudar a Câmara do Porto a elaborar um plano para o desenvolvimento
sustentável do município, no âmbito do projecto Agenda Local 21.O
brainstorming foi sugerido a 13 grupos, constituídos por funcionários da
autarquia, representantes de associações locais e de universidades, e do
³ninho de ideias² pedido pela entidade organizadora a aposta na mobilidade
sustentável foi o projecto tido como mais urgente pela maioria com a
apresentação de seis sugestões. Dos vários temas sobre os quais puderam
manifestar-se os participantes reclamaram mais projectos inovadores para o
aumento da consciência cívica ambiental, quatro no total, e o que ficou com
menos soluções acabou por ser a integração social.
Depois da apresentação do diagnóstico feito à lupa ao município do Porto, os
13 grupos divididos pela distribuição de um baralho de cartas, orientando
por exemplo ³damas² para um lado e ³valetes² para o outro, tiveram pouco
mais de 30 minutos para apresentar soluções. As que se salientaram mais foi
a construção de uma circular externa à cidade, o condicionamento da
circulação no centro da cidade só para veículos não poluentes, o aumento de
corredores para transportes públicos e a criação de uma entidade
intermunicipal que debatesse todas estas questões.
Quando convidados a detalhar as ideias, o grupo dos cinco falou na criação
de um corredor para autocarros que ligasse o Parque da Cidade ao Parque de
S. Roque, o dos oito propôs a criação de parques de estacionamento a preços
mais acessíveis na periferia e o dos quatro mencionou a constituição de uma
entidade semelhante à Lipor que trate os problemas da mobilidade. A
coordenação de todas estas propostas serviria assim para contrariar a
tendência do uso de viatura própria no centro da cidade. Segundo os dados
apresentados pela empresa Sondaxe, e apesar de haver mais portuenses a
recorrerem a transportes públicos, há ainda um elevado índice do uso do
automóvel sobretudo nas freguesias de Nevogilde e Foz do Douro.
Premiar os bons exemplos
Confrontados com o facto do concelho do Porto ser o que tem mais gastos
energéticos quando comparado com os restantes que formam o Eixo Atlântico,
as ideias tidas como inovadoras sugeriram premiar instituições ou moradores
que demonstrem contribuir para a poupança dos recursos. O grupo dos ³dois²
ousou propor incentivos económicos, através da redução das rendas, para os
munícipes com bom desempenho ambiental. O dos três sugeriu um concurso entre
freguesias, premiando a que polui menos e o dos sete considerou que o
concurso deveria englobar as escolas do ensino básico do concelho. A par
destas ideias, para os valetes seria importante ligar espaços verdes com
corredores arbóreos.
Mesmo sem a intenção de só com uma medida solucionar mais do que um problema
da cidade, as sugestões dadas para melhorar a mobilidade no Porto com a
diminuição da circulação automóvel e o aumento do uso dos transportes
públicos poderiam trazer benefícios ao aquecimento global da cidade. Segundo
Helena Ferreira, responsável da empresa Sondaxe que apresentou o
diagnóstico, o Porto e Guimarães são as cidades no Eixo Atlântico que mais
preocupam em termos de aquecimento global. Se em Guimarães a emissão de
dióxido de carbono tem subjacente a forte concentração industrial, no Porto
o sector que mais gastos energéticos tem é o dos transportes. Devido ao uso
de combustíveis fósseis, 46 por cento da energia produzida na cidade provém
dos transportes.
A interligar os vários temas propostos, e que já tinham sido sugeridos no 1º
Fórum da Sustentabilidade realizado em Março do ano passado, houve sugestões
que os abrangem todos. Alguns participantes acusaram as autarquias,
nomeadamente a do Porto, de projectar a sua cidade como ³se fosse um só
quintal² e mencionaram a necessidade de formar equipas com elementos das
várias autarquias para encontrar soluções aos problemas detectados. O grupo
dos dez especificou a importância de trabalhar em planos directores
intermunicipais.
Plano de acção em Setembro
A viabilidade das sugestões abordadas no 2º Fórum da Sustentabilidade vai
ser analisada por técnicos da empresa que está a trabalhar para a Câmara do
Porto. Mesmo contando com algumas lacunas, João Farinha, um dos técnicos do
estudo, reconhece que as propostas serão ³fonte de inspiração² para a equipa
que tem grande parte de trabalho ainda por fazer. O objectivo é elaborar um
plano de acção, sujeito à votação do executivo em Setembro, para
posteriormente se trabalhar na difusão da Declaração Ambiental do Porto.
Até lá a equipa que está a trabalhar fala na necessidade de elaborar um
plano de seguimento que acompanhe a implementação das acções. Para isso foi
proposto o 3º Fórum da Sustentabilidade para o próximo mês de Novembro.
Sem sugestões
Integração social
Apesar da falta de integração social ter sido apresentada como um problema
preocupante do Porto pela empresa que fez o diagnóstico, aos 13 grupos de
discussão a questão não pareceu ser prioritária. Apenas o grupo das damas
sugeriu como projecto inovador deslocar um grupo de assistentes sociais para
os bairros camarários, onde vive 20 por cento dos portuenses, com o
objectivo de promover competências sociais. Por debater entre os 13 grupos
ficou solucionar a concentração de uma população envelhecida no centro
histórico com baixos índices de rendimentos e escolarização e uma elevada
taxa de desemprego. Segundo a empresa, garantir a estabilidade social é
preciso ainda combater as elevadas taxas de abandono e retenção escolar.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7
baf3&subsec=&id=3d35ceab73c89bbb1b63d59656983573
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Acima apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias, de O Primeiro de Janeiro, Comércio do Porto e do Público Local
Porto e Minho (em um ou vários dos citados, não necessariamente em todos).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho.
Selecção hoje feita por José Carlos Marques
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