"Mais amarelo e menos verde: os percalços do Metro"

por | Set 17, 2005 | sem categoria | 0 Comentários

Comunicado à Imprensa, 16 de Setembro de 2005

«É amanhã inaugurada a linha amarela, parte fundamental da rede do Metro, que vai ligar, num percurso de quase seis quilómetros, o centro de Gaia ao pólo universitário e hospitalar da Asprela, no Porto. O momento deveria ser de puro regozijo – não fosse recordarmos com tristeza os prejuízos ambientais e urbanísticos que obras mal planeadas e mal conduzidas trouxeram à cidade: na Asprela houve abate de árvores em grande escala, condimentado pelos inevitáveis descuidos que não pouparam três sobreiros; o Jardim do Marquês, esventrado por obras e convertido em estaleiro, ficou em estado lastimável; e, na Avenida dos Aliados, há a acrescentar, ao abate de árvores e destruição do jardim, a ameaça de uma requalificação descaracterizadora feita contra a vontade expressa dos cidadãos.

A rejeição pelos cidadãos da nova roupagem com que querem vestir o conjunto Avenida dos Aliados / Praça da Liberdade manifestou-se eloquentemente num encontro, realizado em 6 de Julho de 2005 na Fundação Eng. António de Almeida e promovido por várias associações cívicas (ARPPA, APRIL, Campo Aberto, GAIA, Olho Vivo, Quercus Porto) , que reuniu cerca de trezentas pessoas, e na adesão de quase seis mil pessoas aos vários abaixo-assinados de protesto que têm circulado.
A Avenida dos Aliados é um lugar de memórias e de afectos. Com a violenta transformação que já se adivinha no local (perda dos canteiros floridos e substituição da calçada de calcário e basalto por granito), as pessoas sentem-se espoliadas na sua vivência da cidade. É de um autismo preocupante que, em vez de admitirem rever o projecto, a Câmara e a Metro do Porto insistam em executá-lo – informando, como quem dá uma boa nova à cidade, que as obras, paradas há já algum tempo, avançarão conforme o previsto logo que seja possível adjudicá-las.

Para além das razões afectivas e patrimoniais – pois o que de facto se planeia é a destruição definitiva, com o aval do IPPAR, de um conjunto que está em vias de classificação desde 1993 -, a solução proposta está longe de contribuir para a revitalização do centro da cidade. A substituição de canteiros por pavimento, e da calçada de cor clara por granito cinzento; a placa de betão que, de tão perto que fica da superfície, não deixa profundidade de solo bastante para crescerem árvores com algum porte na zona central da avenida; o trânsito automóvel, que se mantém com três vias de cada lado e os atravessamentos na placa central: tudo isto agravará as condições ambientais do local, transformando aquilo que foi um passeio público e lugar de encontro num simples separador central. (É de assinalar que, no parecer do IPPAR, datado de 6 de Julho de 2005, se considera que os atravessamentos rodoviários contribuem para manter o seccionamento de um espaço que o projecto, alegadamente, quer transformar num todo coerente.)

Finalmente, há as questões legais. Já é grave que a Metro do Porto, extravasando das suas atribuições originais (que são a de construir uma rede de metro e as respectivas estações), se comporte como um verdadeiro pelouro de urbanismo paralelo, não sujeito (como estão os executivos municipais) ao controlo democrático; pior ainda é a impunidade com que faz tábua rasa da lei.
No caso da Avenida dos Aliados, ao ter sido dado início a um projecto com «impacte relevante no ambiente ou nas condições de vida das populações ou agregados populacionais» sem a prévia «audição dos cidadãos interessados e das entidades defensoras dos interesses que possam vir a ser afectados», foi violado o artigo 4.º da Lei n.º 83/95, que estabelece o dever de prévia audiência da população na «preparação de planos e na localização ou realização de obras e investimentos públicos».
Muito grave foi também a violação do Decreto­Lei n.º 186/90, de 6 de Junho, ao abrigo do qual foi realizada a Avaliação do Impacte Ambiental do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto. O parecer final do Processo de Avaliação, datado de Abril de 1998, faz depender a aprovação do projecto do cumprimento das diversas medidas mitigadoras recomendadas no Estudo de Impacto Ambiental. Entre as medidas avulta, no caso da Av. dos Aliados, a «recuperação do jardim após a conclusão do empreendimento, repondo­se, tanto quanto possível, a situação inicial». Como o projecto prevê, entre outras alterações marcantes, a abolição dos canteiros ajardinados e a substituição do calcário e basalto por granito, é flagrante que essa recomendação foi ignorada.
Todas estas questões motivaram já queixas – ao Provedor de Justiça, ao Ministério Público, ao Comissário Europeu do Ambiente, à Inspecção Geral do Ambiente – e exposições escritas – ao Presidente da Câmara do Porto, ao Governo, à Assembleia da República, ao Presidente da República. A Campo Aberto, a ARPPA e as restantes associações, acima nomeadas, que com elas partilham esta causa esperam que estas entidades cumpram o seu dever e travem a desastrosa requalificação em curso no coração do Porto. Pois se isso não acontecer, a cidade e o país, com esta nova linha amarela, têm todas as razões para ficarem amarelos de vergonha.

Contactos
Campo Aberto – Paulo Ventura Araújo
ARPPA – Dulce Almeida»

Publicado em 17 de Setembro no blogue da Campo Aberto

Outras Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort bonus veren siteler escort ankara tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort tipobet betonred istanbul escort bayan İzmir grup escort grandpashabet ankara escortlar Jojobet Giriş casino siteleri deneme bonusu casibom matbet giriş artemisbet betriyal bahisal betriyal betriyal istanbul escort esenyurt eskort şişli escort mersin escort xslot giriş gaziantep escort gaziantep escort porno izle jojobet CASİBOM asyabahis güncel Meritking News casibom Casibom casibom grandpashabet grandpashabet giriş casibom Marsbahis tipobet 1xbet giriş tipobet tipobet casibom betsat giriş casibom bets10 giriş casibom asyabahis matadorbet twitter Vozol vito transfer marsbahis jojobet giris şişli escort beylikdüzü escort tipobet Marsbahis holiganbet casibom giriş meritking meritking sahabet meritking marsbahis pusulabet mrcasino meritking jojobet jojobet marsbahis güncel giriş bets10 güncel giriş onwin güncel giriş grandpashabet giriş tipobet güncel giriş jojobet marsbahis güncel giriş marsbahis güncel giriş jojobet giriş marsbahis güncel giriş holiganbet güncel giriş vaycasino güncel giriş tipobet güncel giriş sahabet giriş nakitbahis güncel giriş mrcasino mrcasino sekabet giriş onwin giriş imajbet giriş matbet giriş matbet giriş bets10 giriş bets10 giriş grandpashabet giriş nakitbahis güncel giriş casibom giriş marsbahis güncel giriş marsbahis giriş jojobet giriş betsat bahigo bahigo bahsegel güncel giriş betebet güncel giriş Meritking Meritking casibom giriş Meritking Holiganbet giriş Sahabet giriş meritking güncel giriş betebet güncel giriş tipobet giriş tipobet winxbet winxbet supertotobet winxbet matbet giriş winxbet winxbet winxbet casibom meritking tipobet Pusulabet jojobet giriş imajbet marsbahis giriş Onwin casibom ultrabet ultrabet giriş casibom casibom bets10 giriş matadorbet matadorbet giriş marsbahis giriş casibom jojobet giriş casibom jojobet betpuan bets10 giriş galabet Pusulabet lunabet Pusulabet istanbul kart başvuru jojobet fixbet itopyabet imajbet Casibom Giriş sekabet giriş tipobet jojobet giriş marsbahis güncel jojobet güncel jojobet Meritking Meritking Meritking sahabet tipobet giriş orisbet jojobet giriş maltcasino holiganbet galabet jojobet giriş kralbet marsbahis imajbet bets10 grandpashabet sahabet sahabet sahabet sekabet onwin imajbet matbet matbet bahisbey casibom giriş kartal escort galabet bahiscom holiganbet queenbet sahabet giriş tümbet giriş Escort sekabet meritking matadorbet matadorbet grandpashabet grandpashabet Casino slot casibom tipobet tipobet jojobet sultanbeyli çekici onwin casibom giriş mavibet sekabet sekabet giriş jojobet casibom pinbahis goldenbahis betpark vevobahis superbetin betwoon mavibet lunabet holiganbet giriş casinoplus giriş betriyal giriş meritking holiganbet holiganbet giriş Casibom extrabet holiganbet hand foot and mouth disease casibom casibom casibom güncel casibom giriş jojobet giriş Casibom Giriş casibom 780 giriş casibom giriş deneme bonusu veren siteler Meritking casibom bahis sitesi padişahbet prefabrik ev JOJOBET GİRİŞ grandpashabet jojobet giriş jojobet giriş casibom casibom girişler jojobet giriş marsbahis giriş