Governo deve legislar a participação pública na construção do metro do Porto

por | Mar 11, 2006 | sem categoria | 0 Comentários

A Metro do Porto acaba de consumar mais um
abate massivo de árvores, desta feita na já largamente desarborizada zona da
Asprela. Segundo a imprensa, mais de 50 árvores foram arrancadas ou cortadas no
recinto do IPATIMUP, incluindo salgueiros, amieiros, carvalhos, castanheiros,
bétulas, freixos e mesmo um ginkgo; os responsáveis pelo instituto
declararam-se apanhados de surpresa pela intervenção. Infelizmente este tipo de
notícias vulgarizou‑se. Metro tornou-se sinónimo de mobilidade acrescida
mas também de nefastas consequências para diversos locais da cidade que, ao
invés de serem recuperados e melhorados, vêem perder as suas características
mais distintivas.

Evidentemente que a tentativa de greenwash
lançada há dias não passou disso mesmo. Se a empresa está satisfeita por ter,
supostamente, poupado a vida a mais de 400 árvores devido ao carácter
reutilizável do Andante, não deveria em primeiro lugar revelar o seu respeito
pela vegetação nas obras que executa? Haja um mínimo de coerência!

Cremos que grande parte destes problemas
seriam evitáveis se a empresa se pautasse por uma postura de maior
transparência e abertura ao diálogo. Verificamos, pelo contrário, que a Metro
do Porto se envolve em conflitos sistemáticos com uma grande diversidade de
instituições da cidade, instituições essas que mereceriam mais respeito e que
deveriam ser envolvidas de forma mais profunda nos processos de decisão.

A Campo Aberto vem, de uma forma construtiva,
propor soluções para o grave problema de governança que tem caracterizado a
construção do metro e para evitar o abate de mais um corredor arbóreo.

Governo deve adoptar um regulamento
ambicioso para a participação pública

A Campo Aberto irá propor ao Governo através
do Ministro das Obras Públicas, Mário Lino que aprove, a curto prazo e com
força de lei, um regulamento ambicioso para promover a participação pública em
todas as futuras obras relevantes relacionadas com o metro do Porto. Incluem‑se
não apenas a construção de novas linhas mas também os arranjos à superfície
decorrentes.

O regulamento definiria detalhadamente os
procedimentos a adoptar com vista à informação atempada do público em especial
das entidades e pessoas directamente afectadas , bem como à sua participação
efectiva nas decisões, garantindo que sugestões e críticas são analisadas
cuidadosamente e de forma imparcial. Note-se que a única participação promovida
até hoje decorreu em 1998 aquando da Avaliação de Impacte Ambiental! Para uma
obra com a envergadura do metro é insignificante.

Os avanços e recuos motivados por decisões autocráticas,
apressadas e mal fundamentadas, e por empreitadas lançadas de rompante sem
conhecimento prévio das instituições afectadas, têm criado conflitos e
transtornos que acarretam prolongamento de prazos e agravamento de custos.
Investir no envolvimento cívico representa por isso mesmo não só a prossecução
dos princípios democráticos como também um bom negócio.

Note-se que esta proposta não visa aumentar o
grau de influência do Governo sobre a Metro do Porto, assunto sobre o qual não
nos pronunciamos; ela destina-se simplesmente a criar regras claras que deverão
ser seguidas de modo a corrigir as graves lacunas apontadas.

A criação de uma ligação directa entre a
estação do IPO e a ESE permitiria salvar a cortina arbórea existente

Segundo a imprensa foi já aprovado o recuo do
muro em frente à Escola Superior de Enfermagem (ESE) para a construção de um
passeio. Esta obra obrigará ao abate ou transplante de toda a cortina arbórea
existente, o que, dada a falta de espaços verdes na zona e a destruição a que
se tem assistido, deveria ser evitado a todo o custo. Estamos em crer que é
possível evitar este abate procurando soluções alternativas o que,
lamentavelmente e mais uma vez, não foi feito pelas entidades responsáveis.
Propomos aqui uma solução, entre outras que eventualmente seriam possíveis, que
remeteremos tanto à Metro do Porto como à ESE.

Alega-se que o passeio é necessário para
tornar a ESE acessível aos peões a partir da estação do metro do IPO. Ora isto
pode ser conseguido através de uma ligação directa, como se ilustra na foto. A
ligação pedonal ao Hospital de S. João é sempre possível atravessando-se a rua.
Não é necessário, nem desejável, construir um passeio limitado por um muro de
um lado e pela linha do metro do outro. Para garantir a segurança dos peões a
linha do metro seria protegida por um gradeamento simples.

O
passeio deixa de ser necessário fazendo-se a ligação à ESE através deste muro.
É mais fácil e prático para os utentes. Quem precisar de prosseguir o caminho
teria de atravessar a linha na estação, situação perfeitamente normal,

 


A cortina arbórea em frente à
ESE constitui uma barreira protectora e de beleza significativa. Nunca é de
mais lembrar que a zona da Asprela perdeu a maioria do seu coberto vegetal,
apesar de cada vez ser o destino de mais e mais pessoas que, portanto,
deveriam ter à sua disposição espaços verdes de qualidade.

A Campo Aberto deseja que o prolongamento da
linha amarela até ao Hospital de S. João se verifique o mais rapidamente
possível, mas respeitando os valores naturais que ainda subsistem.

Outras Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort bonus veren siteler escort ankara tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort tipobet betonred istanbul escort bayan İzmir grup escort grandpashabet ankara escortlar Jojobet Giriş casino siteleri deneme bonusu casibom matbet giriş artemisbet betriyal bahisal betriyal betriyal istanbul escort esenyurt eskort şişli escort mersin escort xslot giriş gaziantep escort gaziantep escort porno izle jojobet CASİBOM asyabahis güncel Meritking News casibom Casibom casibom grandpashabet grandpashabet giriş casibom Marsbahis tipobet 1xbet giriş tipobet tipobet casibom betsat giriş casibom bets10 giriş casibom asyabahis matadorbet twitter Vozol vito transfer marsbahis jojobet giris şişli escort beylikdüzü escort tipobet Marsbahis holiganbet casibom giriş meritking meritking sahabet meritking marsbahis pusulabet mrcasino meritking jojobet jojobet marsbahis güncel giriş bets10 güncel giriş onwin güncel giriş grandpashabet giriş tipobet güncel giriş jojobet marsbahis güncel giriş marsbahis güncel giriş jojobet giriş marsbahis güncel giriş holiganbet güncel giriş vaycasino güncel giriş tipobet güncel giriş sahabet giriş nakitbahis güncel giriş mrcasino mrcasino sekabet giriş onwin giriş imajbet giriş matbet giriş matbet giriş bets10 giriş bets10 giriş grandpashabet giriş nakitbahis güncel giriş casibom giriş marsbahis güncel giriş marsbahis giriş jojobet giriş betsat bahigo bahigo bahsegel güncel giriş betebet güncel giriş Meritking Meritking casibom giriş Meritking Holiganbet giriş Sahabet giriş meritking güncel giriş betebet güncel giriş tipobet giriş tipobet winxbet winxbet supertotobet winxbet matbet giriş winxbet winxbet winxbet casibom meritking tipobet Pusulabet jojobet giriş imajbet marsbahis giriş Onwin casibom ultrabet ultrabet giriş casibom casibom bets10 giriş matadorbet matadorbet giriş marsbahis giriş casibom jojobet giriş casibom jojobet betpuan bets10 giriş galabet Pusulabet lunabet Pusulabet istanbul kart başvuru jojobet fixbet itopyabet imajbet Casibom Giriş sekabet giriş tipobet jojobet giriş marsbahis güncel jojobet güncel jojobet Meritking Meritking Meritking sahabet tipobet giriş orisbet jojobet giriş maltcasino holiganbet galabet jojobet giriş kralbet marsbahis imajbet bets10 grandpashabet sahabet sahabet sahabet sekabet onwin imajbet matbet matbet bahisbey casibom giriş kartal escort galabet bahiscom holiganbet queenbet sahabet giriş tümbet giriş Escort sekabet meritking matadorbet matadorbet grandpashabet grandpashabet Casino slot casibom tipobet tipobet jojobet sultanbeyli çekici onwin casibom giriş mavibet sekabet sekabet giriş jojobet casibom pinbahis goldenbahis betpark vevobahis superbetin betwoon mavibet lunabet holiganbet giriş casinoplus giriş betriyal giriş meritking holiganbet holiganbet giriş Casibom extrabet holiganbet hand foot and mouth disease casibom casibom casibom güncel casibom giriş jojobet giriş Casibom Giriş casibom 780 giriş casibom giriş deneme bonusu veren siteler Meritking casibom bahis sitesi padişahbet prefabrik ev JOJOBET GİRİŞ grandpashabet jojobet giriş jojobet giriş casibom casibom girişler jojobet giriş marsbahis giriş