[Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]
Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/
Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com
Comente, participe. Divulgue!
==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:
Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!
Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).
Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt
==========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Sábado, 20 de Maio de 2006
==========================
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
==========================
1. Metro garante Linha da Trofa
A Empresa do Metro garante que a construção da linha entre o ISMAI e a Trofa “mantém-se no quadro de objectivos de investimento abraçados pelo Conselho de Administração”. Mas admite que a empreitada será concretizada fora do contrato com a Normetro (consórcio responsável pela primeira fase) e que um novo concurso continua dependente da “necessária aprovação governamental”. E o facto é que o projecto para a concretização da empreitada (duplicação da via) está depositado numa gaveta do Governo, à espera de decisão, há três anos.
https://jn.sapo.pt/2006/05/20/porto/metro_garante_linha_trofa.html
==========================
2. Marina reabre depois de dois anos à deriva
A marina de Leixões, Matosinhos, voltou a funcionar em pleno. Quase dois anos depois das explosões no terminal petrolífero da Petrogal, que a deixaram inundada de crude e com muitos estragos à mistura. A reabertura já se tinha consumado há cerca de duas semanas, mas só ontem foi oficialmente assinalada, com a presença do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira. O governante falou em “relançamento” de uma estrutura definida como “instrumento estratégico para o desenvolvimento da região”.
https://jn.sapo.pt/2006/05/20/porto/marina_reabre_depois_dois_anos_a_der.html
==========================
3. Câmara assegura legalidade de urbanização
A Câmara Municipal de Valongo negou qualquer ilegalidade na construção de quatro moradias, na Rua do Outeiro do Linho, naquela cidade. Afirma a autarquia que o dono do loteamento foi “obrigado a proceder a rectificações ao Projecto de Arquitectura” que já foi aprovado por “dar cumprimento integral ao disposto no PDM e Regulamentos Municipais em vigor”.
https://jn.sapo.pt/2006/05/20/porto/camara_assegura_legalidade_urbanizac.html
==========================
4. Bemposta não quer central nuclear na região
A população de Bemposta (Mogadouro) vai reunir em plenário para debater a possível instalação de uma central nuclear na área da freguesia, localizada no Parque Natural do Douro Internacional. A reunião está agendada para as 17 horas de amanhã, promovida pela Junta de Freguesia local.
Segundo Belmiro Ferreira, secretário da Junta, estão a ser auscultadas forças políticas e outros agentes da região, no intuito de obter mais dados sobre as intenções da ENUPOR – Energia Nuclear de Portugal, firma ligada ao empresário Monteiro de Barros.
“Para já, a única certeza existente é que tanto a Junta de Freguesia como a maioria da população manifestam-se contra a instalação do equipamento” afiançou Belmiro Ferreira, ao JN.
https://jn.sapo.pt/2006/05/20/norte/bemposta_quer_central_nuclear_regiao.html
==========================
5. Helicópteros nos fogos só num raio de 25 quilómetros
Os helicópteros disponíveis para combater incêndios só o fazem se estes ocorrerem num raio de cerca de 25 quilómetros, medidos a partir do local onde estão estacionados. Isto significa que uma parte muito significativa do território ficará sem cobertura de meios aéreos até 1 de Julho.
https://jn.sapo.pt/2006/05/20/norte/helicopteros_fogos_num_raio_25_quilo.html
==========================
6. Secção de Urbanismo “entupida”
Um novo sistema informático criado pelos serviços da autarquia, a falta de pessoal e dificuldades nos despachos dos processos estarão a dar origem a vários atrasos no Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Vila Real, provocando o que interna e externamente já é designado como “entupimento”.
https://jn.sapo.pt/2006/05/20/norte/seccao_urbanismo_entupida.html
==========================
7. Candidaturas ao URBCOM com adesão insuficiente
A dez dias do prazo limite de entrega de candidaturas à segunda fase do Projecto de Urbanismo Comercial de Braga, mais conhecido por “URBCOM”, a Associação Comercial de Braga (ACB) receia por uma adesão “insuficiente” face aos objectivos delineados. Ou seja, numa previsão inicial de 120 projectos – envolvendo 13 artérias do Centro Histórico de Braga -, apenas 48 candidaturas deram, até ao momento, entrada na ACB.
https://jn.sapo.pt/2006/05/20/minho/candidaturas_urbcom_adesao_insuficie.html
==========================
8. Linha “jamais” foi suprimida
A Metro do Porto garantiu ontem que “jamais suprimiu a ligação do Metro à Trofa dos seus objectivos estratégicos e dos seus documentos de planeamento”. A empresa esclarece, em comunicado, que o seu Conselho de Administração viu-se, em determinada altura, confrontado com a demora da aprovação da duplicação do troço por parte de sucessivos governos e, consequentemente, decidiu negociar com o consórcio Normetro, ACE.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=6db7c79d853b5884f45eb1f46b383e8f
==========================
9. CNPD recebe bares do Porto
A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto e a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) vão reunir na próxima semana para analisar o projecto de videovigilância para a zona da Ribeira. O dirigente associativo António Fonseca adiantou ontem ao JANEIRO que o encontro deverá realizar-se na quarta ou na quinta-feira.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=da212292c114da32c01d9ffe3125afa8
==========================
10. Cumpre-se o «Serralves em Festa»
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação de Serralves convida o público a participar numa iniciativa inédita a nível mundial que leva ao extremo da eficácia a desejada interacção das instituições com a cidade e o meio envolvente. O «Serralves em Festa» que, este ano, se realiza dias 3 e 4 de Junho, traduz-se em 40 horas de actividades nas mais diversas áreas: teatro, música, performance, circo, dança e exposições. Entre as 8h00 de sábado e as 24h00 de domingo, os cerca de 18 hectares de jardins que circundam o Museu de Serralves – visitáveis pela primeira vez depois das obras – vão ser palco de 70 eventos protagonizados por 300 artistas.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=c20ad4d76fe97759aa27a0c99bff6710&subsec=&id=821b832de1a5f495a4bc7c986eedd67d
==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/
==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.
Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com
Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho
======================================
0 comentários