No último número da Porto Sempre, revista de propaganda da Câmara Municipal do Porto, continuam a afirmar-se “inverdades” sobre as obras de “requalificação” da Avenida dos Aliados e da Praça da Liberdade.
Na página 9 da referida revista afirma-se: « (…) A intervenção, em grande parte condicionada pela construção da estação subterrânea do Metro (…) implicou uma profunda reformulação à superfície. Optou-se pelo alargamento dos passeios em 6 metros de cada lado e a consequente redução da placa central en cerca de oito, o que confere aos Aliados um impacte visual mais homogéneo e moderno, “rasgado” desde a Praça General Humberto Delgado até às Cardosas, segundo um conceito de avenida única e não fragmentada nas suas tradicionais unidades: Praça Humberto Delgado, Aliados e Praça da Liberdade.(…)».
Que placa central? Há duas placas centrais. E não é verdade que se tenha verificado um estreitamento da placa central inferior dos Aliados onde se encontram as estátuas dos Meninos e da Menina Nua (“Abundância ” e “Juventude”, ambas da autoria de Henrique Moreira).
A largura desta placa mantem-se inalterada como qualquer pessoa pode verificar no local e pelas fotografias.
“ACABOU. Já não há jardins!” -(25.11.05)
0 comentários