Foto e texto publicados n’ A Baixa do Porto:
«Foi com grande surpresa que tive a oportunidade de ler uma referência feita por Francisco Oliveira, ao Grupo IF e à exposição que realizou, já nos longínquos anos 80, ESQUINAS DO TEMPO.
Fui um dos autores dessa exposição e é bom verificar que, apesar dos anos que passaram, ainda o catálogo tem uma finalidade importante e muita actualidade! Já nessa época, e é bem visível na fotografia “recente”, a agora designada Praça Humberto Delgado, que não sofreu qualquer intervenção na recente destruição que foi executada, era qualquer coisa que tinha vindo substituir um interessante desenho de pavimento.
A propósito das recentes destruíções levadas a cabo, é de lamentar que o(s) autor(es), não se tivessem lembrado da existência da Fonte da Natividade, que se localizava no sub-solo na zona sul/poente da Praça da Liberdade, e de que ainda existem elementos, dispersos pelos jardins do Palácio de Cristal; assim como a existência de um projecto de um monumento a Humberto Delgado, e que era bem mais interessante do que o “tanque/bebedouro” para gado que fizeram sensivelmente no mesmo local destinado à Homenagem ao Humberto Delgado que, se a memória não me atraiçoa, era da autoria do Arqtº. Pulido Valente e do Esc. José Rodrigues.»
Manuel Magalhães, arqtº.
Em defesa do Jardim e Monumento da Rotunda da Boavista
PEDIDO DE INFORMAÇÃO À EMPRESA METRO DO PORTO S. A. E À CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO Colocado em 12...
Parece que de cada vez que mexem na nossa Sala, é para pior. Pelas fotos expostas vêem-se as diferenças. Lamentável.