Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
Comente, participe. Divulgue!
==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:
Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!
Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).
Peça informações:
contacto@campoaberto.pt
==========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Sábado, 17 de Novembro de 2007
==========================
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
==========================
1. Workshop sobre consumo sustentável na Campo Aberto
A associação ecologista Campo Aberto alberga hoje, pelas 15h30, um workshop sobre consumo sustentável. O encontro está integrado na Iniciativa «O Porto contra as alterações Climáticas» e abordará as vertentes do consumo ligadas nomeadamente à alimentação, higiene e limpeza, geração de resíduos e modos de comercialização. Com um conteúdo prático, pretende-se que os participantes sejam capazes de aplicar no seu quotidiano medidas que permitam reduzir a sua pegada ecológica, adoptando um estilo de vida mais coerente com o princípio da sustentabilidade ambiental. A participação no workshop está sujeita ao pagamento de 2 euros para sócios da Campo Aberto ou 3 euros para não-sócios. A associação lembra que “devemos adoptar um padrão de consumo mais ecológico. Num momento em que se torna óbvia a necessidade de combater as alterações climáticas a noção de que podemos atribuir a cada produto uma “pegada de carbono” ajuda-nos a concretizar mudanças nas nossas rotinas que nos permitam dar uma contribuição positiva neste domínio. Ser coerente com a defesa de um mundo melhor deve portanto obedecer a este princípio: consumir menos, consumir melhor”. Inscrições pelo 938667625.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=22eec07258cae703c68905610782d434
==========================
2. Cidades com frente de água juntam-se para aprender
A Câmara de Aveiro, juntamente com as de Viana do Castelo, Coimbra e Figueira da Foz, apresentou ontem uma candidatura ao programa Polis XXI para as cidades com frente de água.
https://jn.sapo.pt/2007/11/17/norte/cidades_frente_aguajuntamse_para_apr.html
==========================
3. Municípios aprovam um Polis para a ria
Os municípios da Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) aprovam a criação de um programa Polis para gerir a ria de Aveiro, mas defendem a sua implementação imediata. A decisão foi ontem transmitida por Ribau Esteves, presidente da Junta da GAMA, no final de uma reunião dos presidentes das autarquias que integram a GAMA.
https://jn.sapo.pt/2007/11/17/norte/municipios_aprovam_polis_para_a_ria.html
==========================
4. Câmara pretende gerir frentes de mar e de rio
A Câmara do Porto quer assumir a gestão da marginal fluvial e da orla marítima do concelho que é tutelada pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL). O presidente Rui Rio considera que a actual área de jurisdição daquela entidade é excessiva e pretende que o Governo transfira a competência de ordenamento de grande parte dessa área para a Autarquia, ou seja, as zonas que não estão ligadas à actividade portuária.
https://jn.sapo.pt/2007/11/17/porto/camara_pretende_gerir_frentes_mar_e_.html
==========================
5. Semana Nacional da Agricultura Biológica…
Depois do sucesso de 2006, a semana bio 2007 – Semana Nacional da Agricultura Biológica – volta a realizar-se este mês com iniciativas de Norte a Sul. Entre hoje e o próximo dia 25, o Bar Bio – Bar do Grill de Gualtar – só vende produtos biológicos. Celeste Pereira, da Universidade do Minho, disse a O PRIMEIRO DE JANEIRO que, “durante toda a semana, um dos vários bares servirá inteiramente estes produtos. Contactámos um fornecedor de produtos biológicos para assegurar uma tipologia de serviço que inclui refeições completas e outras de snack”. A engenheira espera que seja um sucesso, depois da realização, em 2006, de um almoço biológico e palestras dedicadas ao tema. “Temos promovido várias iniciativas no sentido de sensibilizar a comunidade académica para a questão”.
Ângela Pereira, da Biobrassica, refere que a empresa oferecerá “um desconto de 10 por cento nas frutas e legumes. Na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso organizamos também um evento que consiste numa feirinha de produtos de agricultura biológica. Os alunos vão montar a sua barraquinha para vender os produtos aos professores”, revela. Na quarta-feira, realizar-se-ão também duas palestras dedicadas ao tema «Agricultura Biológica».
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=0d2464dfb8a6619faaa6c28e3c6186d2
==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/
==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.
Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho
======================================
0 comentários