Boletim PNED de 18 de Novembro de 2007

por | Nov 18, 2007 | Boletim | 0 Comentários

Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
contacto@campoaberto.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Domingo, 18 de Novembro de 2007

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. ONU quer países civilizados a travar alterações climáticas

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon não tem dúvidas as conferências da Convenção das Alterações Climáticas e do Protocolo de Quito, que se realizam, em Dezembro, na Indonésia, têm que levar os países signatários a tomar medidas para travar e inverter as emissões de dióxido de carbono e de outros gases que continuam a concentrar-se em excesso sobre a Terra e a causar o aumento da temperatura global.

“A comunidade científica falou hoje a uma só voz . Espero que os políticos façam o mesmo em Bali”, declarou Ban Ki-moon, falando ontem em Valência, Espanha, após a apresentação do quarto relatório do Grupo Intergovernamental e Especialistas sobre Evolução do Clima (GIEC).

O documento, que confirma as conclusões dos documentos anteriores, prevê um aumento das temperaturas, “mais seguramente compreendido entre 1,8 e 4 graus centígrados” e avisa para o “risco de efeitos súbitos ou irreversíveis” (ver “Tópicos principais”).

“Travar e derrubar essas ameaças é o desafio do nosso tempo”, pelo que “não nos podemos permitir falhar uma janela de oportunidade real em Bali”, disse o secretário-geral da ONU, referindo-se à reunião que, de 13 a 18 de Dezembro, reúne naquela cidade indonésia os responsáveis políticos que deverão discutir novas metas para o Protocolo de Quioto (sobre a redução de gases com efeito de estufa), cuja primeira fase termina em 2012..

A posição de Ban Ki-moon é clara nessa altura deverá ser definido um calendário de negociações, que deverão estar concluídas até ao final de 2009; os países industrializados devem continuar a empenhar-se no combate às alterações climáticas; mas os países em desenvolvimento também devem empenhar-se.

A China e a Índia – as principais economias emergentes, onde mil milhões de pessoas continuam privadas de electricidade – e países produtores de petróleo recusam comprometer-se com objectivos se os países ricos não derem o exemplo, reduzindo as suas emissões até 2012.

Países como os Estados Unidos da América (EUA) continuam a resistir ao Protocolo de Quioto, por considerarem que prejudica a sua economia. Ontem mesmo, a delegação do EUA à reunião de Valência insistiu que não há uma definição científica precisa dos perigos das alterações climáticas.

A União Europeia é que já não tem dúvidas. Ontem, o comissário do Ambiente, Stavros Dimas, apelou a um “novo acordo completo e ambicioso”. A UE compromete-se a reduzir em 20% as suas emissões de gases até 2020, e em 30% em caso de acordo internacional.

O Parlamento Europeu aprovou há dias uma resolução que insta a UE a “confirmar o seu papel de liderança e aponta como objectivo para Bali limitar as alterações climáticas a um aumento da temperatura média mundial inferior a 2ºC relativamente aos níveis pré-industriais.

Causa humana
As alterações climáticas confirmam-se “sem equívoco” e as emissões humanas de gases respondem, com 90% de certeza, pelo aumento da temperatura desde há 100 anos (+0,74ºC).

Aumento esperado
A temperatura mundial deverá aumentar entre mais 1,1 a 6,4ºC até 2100, em relação ao final do século XX, com um valor médio seguramente compreendido entre mais 1,8 e 4ºC.

Subida do nível do mar
O nível médio dos oceanos poderá subir entre 0,18 e 0,59 metros até ao final deste século, em comparação com o período 1980-1999.

Calor e tempestades
Vagas de calor e fortes precipitações vão continuar a ser mais frequentes e os ciclones tropicais, tufões e tempestades serão mais intensos

Impactes irreversíveis
As consequências das alterações poderão ser súbitas ou irreversíveis. Estão ameaçadas de extinção 20 a 30% das espécies vegetais e animais se a temperatura mundial aumentar 1,5 a 2,5ºC em relação a 10980-1999.

https://jn.sapo.pt/2007/11/18/sociedade_e_vida/onu_quer_paises_civilizados_a_travar.html

==========================
2. Morte em passadeira sobressalta moradores da zona da Foz

O atropelamento mortal de uma mulher, anteontem ao fim da tarde, na Avenida de Montevideu, no Porto, veio reacender velhos receios de quem anda a pé naquela zona da Foz. A extensa avenida convida à velocidade e os moradores, fartos de apanhar sustos, reclamam a instalação de lombas, “única forma de os automobilistas moderarem a velocidade”, consideram. A passadeira onde a vítima foi colhida, junto à Rua do Funchal, é uma das duas da Avenida de Montevideu que não possui semáforos e onde os carros passam mais depressa.

https://jn.sapo.pt/2007/11/18/porto/morte_passadeira_sobressalta_morador.html

==========================
3. Vida nova na Costa da Morte

Apaziguados, os galegos deixam-se embalar pela imposição de calendário e voltam a falar do “Prestige”. Há muito que o deixaram de fazer, amaciados pela normalidade dos dias. Cinco anos depois, as palavras soam distantes, desapaixonadas, mesmo quando recordam o manto negro que cobriu a Costa da Morte e lhes encheu de medo a alma. “Querem passar a página, olhar para o futuro”. Podem fazê-lo. Aparentemente, nada mudou.

https://jn.sapo.pt/2007/11/18/tema_de_domingo/vida_nova_costa_morte.html

==========================
4. Parque radical nasce junto ao Transparente

O primeiro parque radical do Porto pode nascer na frente de mar do Parque da Cidade, próximo do Edifício Transparente.

O desenho contempla um pequeno edifício (com carácter precário, à semelhança do que sucede com os apoios de praia) sobrelevado em madeira e em vidro, que terá uma sala para actividades fitness e uma plataforma exterior para a prática dessas acções (como body building, ginástica e ioga), quando a temperatura permitir. Terá, ainda, um pequeno bar de apoio para os frequentadores da escola de surf e balneários. Nas traseiras do edifício, ficará o parque radical e um muro de escalada. O projecto prevê, também, a existência de um espaço para bicicletas e para canoas de aluguer e de um parque infantil para as crianças.

https://jn.sapo.pt/2007/11/18/porto/parque_radical_nasce_junto_transpare.html

==========================
5. Utentes falam de morte do serviço público

O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos denunciou os ataques do Governo aos diversos serviços públicos do país. A crítica consta de uma moção aprovada, ontem, por ocasião do 7.º encontro nacional da organização, do qual saiu ainda uma manifestação escrita contra a proposta de Orçamento de Estado para 2008.

O Movimento de Utentes defende o direito à educação pública, gratuita e universal, à segurança social universal e a melhores condições de mobilidade e acessibilidade.

https://jn.sapo.pt/2007/11/18/nacional/utentes_falam_morte_servico_publico.html

==========================
6. Internacional: Milhões de dólares por anos para travar o aquecimento global
Peritos da ONU alertam para custos

As alterações climáticas poderão continuar por séculos e os governos terão de gastar anualmente milhares de milhões de dólares para abrandar o aquecimento global, refere o quarto relatório do Grupo Intergovernamental de Peritos sobre a Evolução do Clima (GIEC), da ONU.

O aquecimento global é inevitável e está a causar o degelo no Árctico, períodos de seca em alguns países africanos e mediterrânicos e o aumento do nível do mar, afirma o relatório do GIEC. Os peritos mundiais reunidos em Valência, escusaram-se, contudo, a apontar um valor limite para a previsível subida do nível do mar até ao final do século.
No seu primeiro relatório científico publicado em Janeiro, o grupo intergovernamental de especialistas da ONU indicava que os níveis dos oceanos podiam, nalguns cenários, subir entre 18 e 59 centímetros em 2100. Porém, e face a algumas incertezas, os especialistas consideram agora mais prudente e cientificamente mais correcto não falar desse limite superior.
O comissário europeu do Ambiente saudou também este quarto relatório e apelou ao lançamento, em Bali, Indonésia, no próximo mês, de negociações para “um novo acordo completo e ambicioso sobre o clima”.
O quarto relatório do painel retoma o essencial de três estudos anteriores: as alterações climáticas devem-se à acção humana, a subida da temperatura poderá chegar aos 6,4 graus em 2100 face a 1990, e as canículas, secas e inundações devem multiplicar-se.
Os ministros do Ambiente e os especialistas reúnem-se entre três e 18 de Dezembro na Indonésia para estabelecerem um novo pacto internacional sobre as alterações climáticas que substitua o Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=4b4d25f7c580b2c071439a998156dab0

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

Outras Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Mebbis trendyol indirim kodu tipobet betonred istanbul escort bayan casibom Palacebet mariobet seo matbet casibom giriş casino siteleri casino siteleri deneme bonusu veren siteler jojobet güncel giriş jojobet jojobet jojobet Meritking jojobet jojobet holiganbet grandpashabet grandpashabet jojobet giriş güncel casibom casibom casibom casibom casibom Holiganbet jojobet jojobet jojobet jojobet jojobet giriş jojobet jojobet betpark giriş jojobet jojobet jojobet gaziantep escort gaziantep escort jojobet marsbahis betturkey jojobet giriş jojobet hacklink jojobet jojobet matbet giriş matbet giriş tipobet Casinolevant tipobet casibom matbet marsbahis casibom 694 jojobet betnano meritking tipobet jojobet giriş İzmir grup escort holiganbet gates of olympus http://www.robinchase.org/ https://www.wcle.org/ https://www.birbuketmeyve.com/ sweet bonanza casibom jojobet jojobet jojobet jojobet jojobet jojobet jojobet giriş jojobet jojobet jojobet giriş jojobet giriş jojobet casibom Madridbet grandpashabet giris grandpashabet matbet grandpashabet marsbahis grandpashabet güvenilir bahis siteleri yokaf casibom asyabahis jojobet giriş grandpashabet meritking giriş marsbahis giriş marsbahis matbet betpark giriş onwin giriş matbet giriş holiganbet giriş jojobet betcio betebet onwin meritking sekabet sahabet marsbahis Sahabet holiganbet betebet Marsbahis dumanbet dumanbet hacklink extrabet giriş dinamobet Ataşehir Escort holiganbet giriş holiganbet giriş holiganbet giriş holiganbet holiganbet holiganbet holiganbet holiganbet holiganbet jojobet