Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
Comente, participe. Divulgue!
==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:
Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!
Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).
Peça informações:
contacto@campoaberto.pt
==========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Sábado, 15 de Dezembro de 2007
==========================
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
==========================
1. Internacional:
Expectativa de acordo em Bali põe EUA a admitir compromisso
Todos os países participantes na 13ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações climáticas terão de fazer “esforços comparáveis” na redução de emissões de gases com efeito de estufa. Este o critério de base saído das esforçadas negociações que prolongaram por mais um dia a reunião em Bali, na Indonésia. Na madrugada portuguesa decorreu o plenário, esse com voz definitiva para anunciar se todos os envolvidos aceitam o “roteiro” de procedimentos para o período pós-Quioto, a partir de 2012. Até lá, uma outra reunião, em 2009, fixará as práticas de cada país para minimizar as causas humanas do aquecimento global.
https://jn.sapo.pt/2007/12/15/sociedade_e_vida/expectativa_acordo_bali_eua_a_admiti.html
==========================
2. Património Mundial prepara-se para passar da teoria à prática
A comemoração da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade, em 2001, ficou ontem marcada pela percepção de que a região está finalmente a dar passos concretos para passar da teoria à prática, com o fim de retirar desse galardão as mais-valias económicas e sociais para a própria região e quem nela vive.
https://jn.sapo.pt/2007/12/15/norte/patrimonio_mundial_preparase_para_pa.html
==========================
3. Esmagadoramente sem fumo
Noventa e cinco por cento, dos cerca de cinco mil estabelecimentos inscritos na Unihsnor Portugal, vão proibir o tabaco nos seus espaços”, anunciou ontem, no Porto, o presidente do organismo que representa o sector de hotelaria, restauração e turismo na região Norte. Segundo José Henriques, muitos dos restaurantes, cafés, bares, discotecas, hotéis e casas de turismo no espaço rural do Norte de Portugal, já encomendaram o respectivo dístico que irá identificar os estabelecimentos sem fumo.
“Têm já afixado, nos seus espaços, um cartaz informativo de pré-aviso, igualmente fornecido pela associação, que pretende alertar os clientes/ hóspedes para o novo estatuto que o estabelecimento irá adoptar a partir do início do próximo ano”, acrescentou o responsável.
Numa atitude, que o presidente do Conselho Geral da Unihsnor-Portugal (União dos Industriais de Hotelaria e Similares do Norte de Portugal) considerou “de carácter simbólico”, o “Majestic” e o “Guarani”, dois cafés emblemáticos da cidade do Porto, integram uma lista dos cem estabelecimentos que aderiram ao programa “Ambiente 100% sem fumo”, implementado pela ARS/Norte.
Desta lista, ontem entregue na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte por José Henriques, fazem parte estabelecimentos de toda a região.
Esta centena de inscrições, segundo José Henriques, reveste-se de “um carácter simbólico” e pretende “assinalar a grande adesão que a associação tem encontrado junto dos seus associados” face à postura a adoptar, a partir de 1 de Janeiro de 2008, com a entrada em vigor da nova Lei do Tabaco.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=42bf0581d4fdce799edd93794becb20d
==========================
4. Quadrilátero vê aprovada proposta ao Polis XXI
O quadrilátero urbano Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão, viu aprovada a candidatura ao programa “Política de Cidades Polis XXI”, entre as cinco propostas seleccionadas a nível nacional. Embora algumas autarquias não tenham ainda recebido indicação oficial do Governo, já se começam a equacionar várias reuniões conjuntas para, através de uma equipa a quatro, elaborar futuros projectos para a região.
https://jn.sapo.pt/2007/12/15/norte/quadrilatero_aprovada_proposta_polis.html
==========================
5. Eixo Atlântico já tem um atlas em duas línguas
Há 16 anos, o Porto era o município mais populoso no que hoje é a euro-região da Galiza e Norte de Portugal, e a maior cidade entre as 18 (agora 28) que formaram o chamado Eixo Atlântico. Dez anos depois, essa primazia pertencia a Vigo, para regressar, agora, às margens do Douro. Vila Nova de Gaia é, de acordo com os últimos dados censitários, o concelho mais povoado do Noroeste Peninsular, à frente de Vigo, da Corunha e do Porto. A quinta posição neste rol, que à data da fundação do Eixo pertencia a Guimarães, transferiu-se entretanto para a vizinha Braga.
Estes e muitos outros dados sobre a euro-região pode o leitor encontrá-los numa publicação que vem colmatar uma lacuna na organização do conhecimento estatístico do espaço Galiza-Norte de Portugal o Atlas básico do Eixo Atlântico, que acaba de ser divulgado por iniciativa da Secretaria-Geral daquele organismo transfronteiriço.
https://jn.sapo.pt/2007/12/15/porto/eixo_atlantico_tem_atlas_duas_lingua.html
==========================
6. Temendo pelo futuro do Bolhão
A Associação de Feirantes do Distrito do Porto manifestou “tristeza e indignação” com o destino traçado para o Mercado do Bolhão, que vai ser renovado por uma empresa holandesa. Em nota enviada à Lusa, o presidente da associação, Fernando Sá, considera “lamentável que se tenha de entregar a concessão de um espaço camarário a terceiros para o reabilitar”.
O texto sublinha que “é por demais sabido, que projectos não faltaram”, nomeadamente o do arquitecto Joaquim Massena, na década de 80 do século passado. Na opinião dos feirantes portuenses, o projecto de Massena teria a vantagem de “manter vivo o tecido físico do mercado, com novos conceitos de uso, novas funções e valências e novos horários de funcionamento”.
Fernando Sá lamenta que não tenham “servido para o Bolhão os milhões dos anteriores quadros comunitários”, e pergunta porque “continuam a não servir os do actual QREN”.
A Tramcrone vai construir dois pisos subterrâneos para cargas e descargas e estacionamento, com capacidade para 216 automóveis, e um piso intermédio entre os dois actuais pisos comerciais.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=3ba0dddb36dccc5a3b9a05560976524f
==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/
==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.
Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho
======================================
0 comentários