Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
Comente, participe. Divulgue!
==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:
Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!
Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).
Peça informações:
contacto@campoaberto.pt
==========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Quinta-feira, 10 de Abril de 2008
==========================
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
==========================
1. Mais informação nas paragens
As paragens de autocarros da Sociedade dos Transportes Colectivos do Porto (STCP) estão apetrechadas com um sistema inovador que permite ao cliente ter acesso a toda a informação que necessita para se deslocar, nomeadamente o destino das linhas que passam na paragem onde se encontra, se há linhas com percursos idênticos até ao destino pretendido, quais as paragens de cada linha, que zonas tarifárias atravessa, quanto tempo demora o percurso e a que horas está previsto passar o autocarro.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=7fa7b0e6ddee2b031261caa1e01deae2
==========================
2. Progredior
Hélder Pacheco, Professor , e escritor
Esteve exposta no Palácio da Bolsa uma notável exposição intitulada “In vitro, o concurso de arquitectura nas cidades históricas”. Não sei quantos a viram. No dia em que lá fui, andei sozinho. E, no entanto, o seu conteúdo e as perspectivas que pretendia transmitir eram essenciais para, ao menos, ser reflectidas, pensadas e assimiladas relativamente à cidade do Porto.
https://jn.sapo.pt/2008/04/10/porto/progredior.html
==========================
3. “GPS” com toda informação sobre as ruas da cidade
Não há rua, viela ou travessa da cidade do Porto que escape a Carmo Ferreira. Pode dizer-se que criou, ao longo dos anos, uma espécie de “GPS” com informação detalhada sobre a data de inauguração das ruas, a razão do nome ou nomes com que foram baptizadas e a descrição do local onde se situam, com a devida actualização. “A última que introduzi foi no mês passado”, recorda o autor do Dicionário de Toponímia da Cidade, uma obra, por publicar, que bebe informação nas actas da Câmara, “já li centenas”, e no Tripeiro.
Aliás, foi a curiosidade pela toponímia do Porto e o gosto pela História que levaram o ex-bancário a adquirir a publicação, a que hoje retribui com o lançamento de um índice geral. “Numa revista de 1946 um senhor, que dava pelo nome de M.A., pedia que se fizesse um índice porque era imensamente difícil procurar qualquer tema nos então sete volumes. Não sei quem era, mas prometi dar resposta a este pedido”. E cumpriu.
https://jn.sapo.pt/2008/04/10/porto/gps_toda_informacao_sobre_ruas_cidad.html
==========================
4. Ponte da Palmilheira substituída até 2010
A ponte da Palmilheira, na fronteira de Águas Santas (Maia) e de Ermesinde (Valongo) vai ser totalmente reformulada. A actual travessia será transformada numa espécie de rotunda oval, no âmbito das obras de alargamento do canal ferroviário da linha do Minho, a cargo da Refer. No âmbito deste projecto, aquela empresa será responsável, ainda, pela construção de um parque de estacionamento junto ao apeadeiro de Águas Santas.
https://jn.sapo.pt/2008/04/10/porto/ponte_palmilheira_substituida_2010.html
==========================
5. Morro reabilitado
As obras de reabilitação ambiental da “Barragem Velha”, na Urgeiriça, um morro onde estão depositados 2,5 milhões de toneladas de resíduos de urânio, foram concluídas.
https://jn.sapo.pt/2008/04/10/norte/morro_reabilitado.html
==========================
6. Nova ponte na Palmilheira
A Refer vai construir uma nova ponte rodoviária sobre o apeadeiro de Águas Santas, ligando a Palmilheira, em Ermesinde, à Maia. A actual estrutura, segundo anunciou a Câmara da Maia, vai desaparecer, dando lugar a uma ponte com estilo de rotunda, facilitando o trânsito entre os concelhos de Valongo e Maia.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=e426537092953042905d4ff948db1051
==========================
7. Plataforma pelo Bolhão pondera cordão cultural
A Plataforma de Intervenção Cívica que se reuniu em defesa do Bolhão está a estudar a possibilidade de promover um “cordão cultural” em torno do mercado, noticiou ontem o jornal Público. Numa reunião realizada ao final da tarde de terça-feira, segundo o jornal, os membros da plataforma tentaram encontraram formas de chamar a atenção da opinião público, entre as quais o cordão. Em cima da mesa dessa reunião terá estado igualmente um novo ciclo de debates como o que decorre hoje ao final da tarde, desta vez sobre outros espaços da cidade, como o Bom Sucesso e o Ferreira Borges.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=2ebb09fefc8971893d8cf8cc35c11439
==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/
==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.
Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho
======================================
0 comentários