Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
Comente, participe. Divulgue!
==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:
Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!
Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).
Peça informações:
contacto@campoaberto.pt
==========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Quinta-feira, 08 de Maio de 2008
==========================
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
==========================
1. Portugal tem meio milhão de casas vagas, a maioria na Região Norte
O Plano Estratégico de Habitação vai apostar forte no arrendamento e na reabilitação, em detrimento da construção de casas novas, segundo as propostas técnicas a que a Lusa teve acesso. As recomendações da equipa técnica que está a elaborar o plano, que serão apresentadas hoje aos municípios, consideram igualmente a parceria público-privada “indissociável” das políticas de habitação e apontam a necessidade de ajustar a oferta à procura de casas, aproveitando melhor o stock habitacional existente.
Os responsáveis pelo documento já tinham apresentado em Outubro um diagnóstico que apontava para a existência de cerca de 1,6 milhões de fogos a precisar de pequenas e médias reparações e definia como prioridade o realojamento de mais de 160 famílias a viverem em casas sem condições de habitabilidade. A sobrelotação de casas (mais de meio milhão) e a existência de famílias alojadas em situações precárias foram os elementos que permitiram aos técnicos concluir pela necessidade de 200 mil fogos em Portugal e de obras em 190 mil.
“O diagnóstico é assustador. Em Portugal o peso da reabilitação de edifícios é de apenas quatro por cento, enquanto noutros países europeus ela atinge os 40 por cento”, reconheceu Nuno Vasconcelos, presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). O responsável sublinhou ainda a “mudança de paradigma” neste programa estratégico: “Há uma alteração significativa, pois passa-se de um grande peso da construção para um maior investimento na reabilitação, com a aposta nas parcerias público-privadas, e no arrendamento, que é essencial para a mobilidade”.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=c9ad06dc73398f5d9a2f1d7570455f8c
==========================
2. Bolhão já chegou ao Parlamento
Correia Fernandes foi ontem ouvido por aquela comissão durante mais de duas horas, juntamente com o arquitecto Joaquim Massena e dois comerciantes. Todos eles são opositores declarados do plano que a Câmara Municipal do Porto tem para aquele histórico mercado.
Todos eles, por outro lado, são os primeiros subscritores de uma petição entregue a 27 de Fevereiro na Assembleia da República, visando “impedir que o mercado do Bolhão se perca, dando lugar a mais um shopping”. E foi nessa qualidade que a Comissão do Poder Local os ouviu.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=baa538532923021c2918ae6263b2b9d0
Bolhão discutido na Assembleia
https://jn.sapo.pt/2008/05/08/porto/bolhao_discutido_assembleia.html
==========================
3. SRU abre concurso para reabilitar Quarteirão das Cardosas em dois anos
A Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) já abriu o concurso público com vista à celebração do contrato que irá permitir a realização das operações de reabilitação na Unidade de Intervenção do Quarteirão das Cardosas. De acordo com o documento, as obras irão durar dois anos, a contar desde a data de aprovação do projecto de arquitectura, e o investimento previsto ascende a 15 milhões de euros, montante este que não inclui o futuro hotel de luxo no Palácio das Cardosas.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=99e218bc3db90357131c3e625c3f4d2f
==========================
4. Factura energética dava para pagar novo aeroporto
Pela primeira vez, em 2007, a eficiência energética aumentou
Portugal pagou ao estrangeiro uma factura energética de 6,4 mil milhões de euros, no ano passado, mais 9,3% do que em 2006. Seria dinheiro suficiente para construir o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete, mais os acessos. A subida do preço de petróleo e, por arrastamento, do gás levou ao agravamento do défice de energia, apesar de a depreciação do dólar ter ajudado a conter os preços. Se, em Portugal, circulasse a moeda norte-americana em vez do euro, a factura teria sido de 8,8 mil milhões de dólares (mais 18,9% do que em 2006).
(…)
Ana Rita Antunes falava especialmente da importância de acelerar as medidas previstas no Plano Nacional de Eficiência Energética, sobretudo as ligadas aos transportes (mais transporte público e mais mercadorias por ferrovia). E, também, do crescente investimento em energias renováveis, acautelando os impactos na conservação da natureza e biodiversidade dos investimentos previstos, como as dez novas barragens previstas.
https://jn.sapo.pt/2008/05/08/economia_e_trabalho/factura_energetica_dava_para_pagar_n.html
==========================
5. Plano aposta no arrendamento e reabilitação
Há meio milhão de casas vagas
O fomento do arrendamento e da reabilitação são duas das apostas do Plano Estratégico de Habitação que é apresentado hoje aos municípios. O plano sugere, ainda, que famílias com um rendimento anual superior a 13 859 euros fiquem de fora das políticas de habitação.
Entre as prioridades para a política habitacional, o plano destaca a necessidade de se investir na reabilitação. Segundo dados do plano, o peso da reabilitação de edifícios é de apenas 4%, existindo no país meio milhão de casas vagas, mais de 190 mil habitações de residência habitual a precisar de obras e 1,6 milhões de fogos a precisar de pequenas e médias reparações.
https://jn.sapo.pt/2008/05/08/economia_e_trabalho/plano_aposta_arrendamento_e_reabilit.html
==========================
6. Relatório ambiental favorável
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, disse ontem que as conclusões do relatório ambiental final sobre o novo aeroporto são “favoráveis” à construção da infra-estrutura em Alcochete.
(…)
A fase seguinte será a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental, que depois será entregue na Comissão Europeia, para saber se a infra-estrutura está em conformidade com os preceitos legais da União Europeia no que respeita a matérias ambientais.
https://jn.sapo.pt/2008/05/08/economia_e_trabalho/relatorio_ambiental_favoravel.html
==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/
==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.
Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho
======================================
0 comentários