Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
Comente, participe. Divulgue!
==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:
Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que
é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!
Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também
recebem).
Peça informações:
contacto@campoaberto.pt
==========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Domingo, 25 de Maio de 2008
==========================
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações
indicadas.
==========================
1. Vila Nova de Gaia: Avenida sem passeios atira peões para a estrada
O perigo espreita, diariamente, centenas de pessoas que passam na Avenida de Vasco de Gama (antiga EN 222), junto às instalações da Salvador Caetano, em Oliveira do Douro. “Não se admite que uma estrada com este movimento não tenha passeios, obrigando as pessoas a andar pela faixa de rodagem. É um perigo enorme, principalmente com uma escola aqui à beira [a E B. 1º Ciclo do Sardão]”, afirmou, ontem, Ilda Figueiredo, vereadora da CDU na Câmara de Gaia.
Aquele troço da Avenida Vasco da Gama só tem passeios entre as antigas oficinas da Câmara e as instalações da Salvador Caetano e “torna-se extremamente dificilmente para os peões, em especial para as crianças que vão para escola, utilizarem a faixa de rodagem”, referiu Ilda Figueiredo.
Ontem, durante a visita, o problema foi agravado pela presença de dois camiões TIR, que ocupavam a faixa mais à esquerda, que “deveria servir para construir o passeio”.
https://jn.sapo.pt/
======================
2. Reduzir factura eléctrica com o vento da cidade
Microturbina eólica estará no mercado até ao final do ano.
É silenciosa, funciona com pouco vento e pode reduzir a zeros a factura da electricidade lá de casa. A microturbina Turban é uma eólica destinada a ambientes urbanos que pode ser colocada no topo dos edifícios, no jardim ou no telhado. No final do ano, e graças à microgeração – sistema no qual os consumidores podem também ser produtores de energia -, qualquer pessoa poderá adquiri-la e produzir em casa a energia que consome.
O projecto foi financiado pela Agência de Inovação (75%) e desenvolvido no Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (que pagou 25%) recentemente, embora tenha sido idealizado há quase dez anos, contou ao DN Ana Estanqueiro, uma das responsáveis pela sua concepção.
https://dn.sapo.pt/2008/05/25/sociedade/
==========================
3. Uma “bóia” de salvação para os golfinhos do Sado
Disciplinar barcos de recreio é objectivo do plano.
Eram 40 há duas décadas, mas hoje não vão além de 26. O diagnóstico da abrupta redução da comunidade de golfinhos no estuário do Sado é sobejamente conhecido pelos biólogos – o cenário de extinção ameaça estes inteligentes cetáceos à medida que a poluição avança no chamado “rio azul”. Só agora o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICN) decidiu pôr mãos à obra, acreditando que o futuro Plano de Acção para Salvaguarda e Monitorização do Estuário do Sado (PASMES), que deverá estar concluído no final deste ano, vai ser capaz de definir novas regras ambientais, que permitam minimizar o problema.
A poluição, aliada ao stress provocado pelas embarcações de recreio, é uma das duas causas do progressivo desaparecimento dos golfinhos roazes-corvineiros das águas do rio Sado, numa altura em que, dos 17 elementos adultos que compõem a comunidade, apenas três são jovens com capacidades reprodutivas.
https://dn.sapo.pt/2008/05/25/sociedade/uma_boia_salvacao_para_golfinhos_sad.html
==========================
4. Dia de África no Porto
Um grupo de portuenses comemora hoje o dia de África. No momento em que o continente aqui muito perto e com mais de cinquenta países continua esquecido das agendas dos políticos, apesar dos laços históricos e de sangue que o une aos europeus e em particular a Portugal, os cidadãos do Porto assinalam a data recordando o passado, mas sobretudo perspectivando o futuro. Segundo os responsáveis pela iniciativa, “o problema do abandono a África não é exclusivo de Portugal, mas particularmente «imperdoável» quando a nossa história poderia ser o argumento para tornar o nosso país a porta de ligação com esse continente. Portugal deveria e pode ainda vir a ter um papel de parceiro essencial dando o seu contributo no desenvolvimento do continente africano, em prol das suas populações, recebendo em troca conhecimentos que consolidariam o seu próprio futuro”.
É nesse sentido que o Artur Lami, vice-presidente do IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, vai apresentar as linhas que podem marcar a evolução de África nos próximos anos. A palestra e debate decorre ao jantar, a ter lugar no Café Concerto, nº 72, na Praça dos Poveiros, no Porto.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/
==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/
==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.
Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
Selecção hoje feita por Celina Raposo
=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
0 comentários