O dia começou bem cedo para os 26 participantes no passeio organizado pela Campo Aberto no passado dia 16 de Março de 2009 ao Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a única área protegida em Portugal que possui a categoria de Parque Nacional.
Partimos do Porto rumo ao PNPG, onde já nos esperava o nosso guia da jornada – Miguel Dantes da Gama, dirigente do FAPAS (Fundo de Protecção para os Animais Selvagens) e profundo conhecedor da região. Foi com ele que contámos ao longo do percurso em minibus pelo Parque e durante os 9 km de caminhada pela Mata de Albergaria para perceber melhor a situação actual do Parque, o seu passado, evolução, problemas, particularidades, trunfos… e para guiar o nosso olhar em direcção a aspectos da fauna, flora, geologia e história do caminho que, de outro modo, nos passariam despercebidos. A chuva, que nos acompanhou durante todo o caminho, não intimidou (a maioria) os participantes, que aproveitaram para apreciar o verde brilhante da paisagem, a neblina sobre as águas e até a fotogenia dos guarda-chuvas.
Visitamos ainda em Campo do Gerês o Centro de Interpretação (“Porta” do Parque) e o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, aldeia que ficou submergida aquando da construção da barragem no ano de 1972.
As 26 vagas disponíveis para a visita revelaram-se insuficientes face ao número de interessados em participar mas outras oportunidades irão por certo surgir – quem sabe, já sem chuva.
Aqui ficam as fotos da nossa visita guiada ao parque nacional da peneda geres e caminhada pela mata de albergaria.
[postcasa width=600 height=450]https://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/associacaocampoaberto/albumid/5337307036128912481?alt=rss&kind=photo&hl=en_US[/postcasa]
0 comentários