Câmara enterra o metro e, felizmente, não o Parque da Cidade!

por | Mar 31, 2010 | sem categoria | 0 Comentários

Fonte: https://img.photobucket.com/albums/v254/peterdaribeira/a2007095.jpg

Uma boa decisão! Imperou, felizmente, o bom senso. A Campo Aberto constatou com agrado que o metro não irá retalhar o Parque da Cidade, evitando fragmentar algo que é uno. De facto não havia qualquer justificação para deixar à superfície apenas o troço do metro no Parque da Cidade (talvez até o troço onde, de forma mais indiscutível, o metro nunca deveria ser à superfície!).

Isto, saliente-se, apesar de continuarmos a considerar que seria mais vantajosa, financeira e ambientalmente, a utilização da infra-estrutura que foi inicialmente construída para esse efeito, que é o viaduto do Parque da Cidade.

O importante é que a Câmara do Porto já se pronunciou e não se deixou condicionar pelas conclusões absurdas do EIA. Se houve tempo para esperar até agora, podemos bem aguardar mais uns meses. Diríamos mesmo: estamos cansados que nos acenem com urgências! Se é tudo tão urgente, a solução é simples: que se comecem a planear estes assuntos com mais antecedência. Contudo, parece-nos mais provável a explicação de que a urgência é sempre um bom pretexto para aligeirar a exigência, para facilitar os procedimentos. Mas esse caminho, cremos, é de evitar a todo o custo.

Será que os portuenses podem desta vez respirar de alívio? A história do Parque da Cidade está cheia de venturas e desventuras. Desde espaço onde seria implantada a Exponor, passando pelo temível Edifício Transparente (infelizmente bem visível!) e, mais recentemente, pela ameaça das Torres da Imoloc. O Parque resistiu, desta feita, à investida do metro. Se não tem 7 vidas, para lá caminha.

 

Aqui fica a notícia publicada no Jornal de Notícias.

Fonte: Jornal de Notícias. Texto: Carla Sofia Luz.

O metro atravessará o Parque da Cidade em túnel. A decisão da Câmara do Porto foi comunicada à Empresa do Metro. Agora terá de rever o estudo de impacte ambiental da Linha do Campo Alegre, que não tinha contemplado a hipótese do enterramento.

A correcção desta omissão vai contribuir para mais um adiamento da abertura do concurso público que seleccionará o construtor das quatro linhas da segunda fase de expansão da rede. No início do ano, o presidente da Administração da empresa, Ricardo Fonseca, apontou o lançamento desse concurso para Abril, já com sete meses de atraso em relação à data inicial de Setembro de 2009. Mas o prazo não será cumprido.

Fonte da Metro especifica que é obrigatório ter as declarações de impacte ambiental das quatro linhas emitidas, antes de lançar o procedimento. O balanço não é favorável, pois apenas a ligação entre Matosinhos e o Pólo da Asprela (Porto), por S. Mamede de Infesta, possui essa declaração. O prolongamento da Linha Amarela a Vila d’Este, em Gaia, deverá obtê-la a curto prazo, enquanto o traçado da segunda linha para Gondomar, por Valbom, só será submetido a consulta pública no início do próximo mês.

Quanto à Linha do Campo Alegre, o facto de não ter sido incluída no estudo (submetido a discussão pública em Fevereiro) a possibilidade de passagem em túnel no Parque vai atrasar o processo de avaliação ambiental. Face à opção camarária pelo enterramento, a Metro contactará a Agência Portuguesa do Ambiente para saber se a alteração ao traçado obriga à entrega de um aditamento ao estudo. Se for necessário, o mais provável é que o documento seja alvo de nova consulta pública.

Enterrado na Rua de D. Pedro V

A posição da Câmara do Porto é condicionada pela decisão de enterrar as composições na Rua de Brito Capelo, em Matosinhos. O presidente Rui Rio sublinha que “só admitia o atravessamento do metro à superfície” no Parque da Cidade, se circulassem desse modo no concelho vizinho.

“Aí, teria de decidir se enterrava antes da Circunvalação, no Parque ou depois do Parque, porque o professor Sidónio Pardal [projectista do espaço verde] considerava melhor a solução à superfície”, refere o autarca. O arquitecto desenhou as duas hipóteses e nunca fez segredo da sua preferência pelo atravessamento das composições em vale, próximo do mar, com canal protegido por encostas e muros de contenção.

“Como o metro vem em túnel de Matosinhos, seria um absurdo desenterrá-lo só no Parque. É irracional fazer uma trincheira enorme para colocá-lo à superfície e outra para enterrá-lo alguns metros à frente”, assinala Rui Rio. A pedido da Autarquia, a empresa está a analisar, ainda, o atravessamento da Rua de D. Pedro V pelo subsolo, em vez de construir um viaduto. Tudo indica que a ideia é tecnicamente possível com a alteração da cota de circulação das composições no vale.

Logo que o traçado esteja totalmente definido, o autarca garante que apresentará o projecto em reunião do Executivo.

Outras Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Mebbis trendyol indirim kodu tipobet betonred istanbul escort bayan casibom Palacebet mariobet seo matbet casibom giriş casino siteleri casino siteleri deneme bonusu veren siteler jojobet güncel giriş jojobet jojobet jojobet Meritking jojobet jojobet holiganbet grandpashabet grandpashabet jojobet giriş güncel casibom casibom casibom casibom casibom Holiganbet jojobet jojobet jojobet jojobet jojobet giriş jojobet jojobet betpark giriş jojobet jojobet jojobet gaziantep escort gaziantep escort jojobet marsbahis betturkey jojobet giriş jojobet hacklink jojobet jojobet matbet giriş matbet giriş tipobet Casinolevant tipobet casibom matbet marsbahis casibom 694 jojobet betnano meritking tipobet jojobet giriş İzmir grup escort holiganbet gates of olympus http://www.robinchase.org/ https://www.wcle.org/ https://www.birbuketmeyve.com/ sweet bonanza casibom jojobet jojobet jojobet jojobet jojobet jojobet jojobet giriş jojobet jojobet jojobet giriş jojobet giriş jojobet casibom Madridbet grandpashabet giris grandpashabet matbet grandpashabet marsbahis grandpashabet güvenilir bahis siteleri yokaf casibom asyabahis jojobet giriş grandpashabet meritking giriş marsbahis giriş marsbahis matbet betpark giriş onwin giriş matbet giriş holiganbet giriş jojobet betcio betebet onwin meritking sekabet sahabet marsbahis Sahabet holiganbet betebet Marsbahis dumanbet dumanbet hacklink extrabet giriş dinamobet Ataşehir Escort holiganbet giriş holiganbet giriş holiganbet giriş holiganbet holiganbet holiganbet holiganbet holiganbet holiganbet jojobet