Mercado do Bom Sucesso (Boavista, Porto) é um sítio público onde está tudo à mão. Dos frescos à mercearia, podem comprar-se produtos numa relação com quem vende de proximidade e confiança.
No Mercado Municipal é que se podem encontrar os produtos da agricultura de proximidade, alguns saídos das hortas da própria cidade, aquelas espécies locais ausentes das grandes superfícies.
Ao Mercado vamos fazer compras a pé ou vamos de transporte público, dada a sua localização central.
No Mercado do Bom Sucesso não há embalagem a mais, ao invés do que acontece nos supermercados.
No Mercado do Bom Sucesso há comerciantes com iniciativa e vontade de trabalhar, compete ao poder local assegurar as condições do exercício dessa actividade económica que emprega cerca de 400 pessoas.
O comércio que lá se faz, sendo tradicional, é uma forma de comércio de futuro, porque é mais sustentável e mais racional do que o que arrasta famílias em filas de automóveis para comprar em centros comerciais e outras grandes superfícies.
Porque é sustentável e porque tem futuro, as associações ambientalistas, abaixo designadas e o Movimento Bom Sucesso Vivo, entendem dever tomar posição no sentido de que o Mercado do Bom Sucesso continue a ter a actividade comercial que o caracteriza e que tanta falta faz em cidades que aspiram a um melhor ambiente.
Por isso apelam à Câmara do Porto e à tutela central desta actividade comercial para que criem todas as condições para que o Mercado do Bom Sucesso seja requalificado e se mantenha em funcionamento enquanto equipamento público de comércio de proximidade.
0 comentários