No próximo dia 18 de Setembro irá decorrer em Lisboa uma Vigília em defesa da Linha do Tua. Esta iniciativa, enquadrada na “Semana Europeia da Mobilidade”, visa reafirmar perante o poder central o direito das populações transmontanas à mobilidade e o importante contributo que esta linha férrea, cujo valor patrimonial de excepção é inegável, deu desde a sua inauguração há 123 anos atrás, para essa mesma mobilidade e para o desenvolvimento do Vale do Tua.
Num momento em que pesa sobre a Linha do Tua a ameaça de submersão, é, mais que nunca, fundamental fazer ouvir a voz das populações do Vale do Tua, dos transmontanos, de todos os que têm defendido esta Linha, de todos os que defendem o direito à mobilidade como uma componente essencial do desenvolvimento e da modernidade, de todos os que consideram o caminho-de-ferro como um transporte amigo do ambiente e ainda de todos os que defendem que os valores patrimoniais deste país devem ser preservados e contribuir para o seu desenvolvimento.
Neste sentido, vimos apelar, à entidade que representa, a manifestar o seu apoio público a esta Vigília e a contribuir para a mobilização e concretização desta iniciativa. Para tal, pedimos que façam chegar, via email, a um dos representantes das quatro entidades que estão na origem deste apelo, até à próxima terça-feira, dia 14 de Setembro, a manifestação desse apoio e o envolvimento na sua realização. Na Quinta-Feira, dia 16, serão tornados públicos, os nomes de todas as entidades, chegados por email, e apoios manifestados.
A Vigília terá lugar no Sábado 18 de Setembro, entre as 18 e as 24 horas, no Largo Luís de Camões, em Lisboa (caso não haja nada a impedir, senão será no Rossio). Durante a Vigília haverá diversas animações de carácter cultural.
A Linha do Tua conta com todos.
O Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua
Contacto: Armando Azevedo ou Graciela Nunes – gracielanunes@sapo.pt
TM: 965 622 858
O Movimento de Defesa da Linha do Tua
Contacto: Daniel Conde – daniel.conde13@gmail.com
TM: 916 822 237
A Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua
Contacto: Célia Quintas – celiaquintas@yahoo.com ou Vânia Seixas – vaniacts@gmail.com
TM: 936 600 374
O Partido Ecologista “Os Verdes”
Contacto: Manuela Cunha – manuelacunha.osverdes@gmail.com
TM: 962 815 445
Respostas ao Evento, no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000889521849#!/event.php?eid=152960091388445
A LINHA E TUA E MINHA E DE TODO O MUNDO…………………
Exacto! …Não são só os transmontanos (com as barragens de Foz-Tua e do Baixo Sabor) que estão a ver as suas terras ser expropriadas… É PORTUGAL e mesmo o MUNDO que está a ser EXPROPRIADO DE TRÁS-OS-MONTES, dessa identidade única que é a identidade transmontana, parte indissociável de NÓS TODOS e DE QUE NÃO ABDICAMOS!!!