Acampamento pelo Tua (ver mais informações em https://acampamentoactua.wordpress.com/)
O dia 14 de Março é o Dia Internacional pelos Rios. O rio Tua, o rio Sabor, o rio Tâmega, os rios ameaçados não podem ser esquecidos. Queremos assinalar este dia com um evento em que a nossa voz se faça ouvir. Do dia 10 ao dia 18 de Março será organizado um acampamento pela preservação do Vale do Tua e pela censura pública dos promotores deste empreendimento.
Precisamos de todo o apoio possível para parar a construção da barragem de Foz-Tua por isso apelamos à mobilização de todos para a defesa, preservação e valorização do nosso Património!!!
Actua pelo Tua: o acampamento
Este acampamento pretende reflectir sobre o momento actual que vive Trás-os-Montes e, em especial, a Linha do Tua e ao mesmo tempo, partilhar a realidade, a cultura de uma comunidade que há muitos anos sente e vive o Vale do Tua. O acampamento será também uma ocasião para criar redes entre as pessoas, fortalecendo a aprendizagem entre todos e todas: a troca de experiências e difusão de informação sobre questões ambientais, sociais e políticas. Será também um espaço para acções de protesto, junto aos locais e com as pessoas afectadas pela construção da barragem, para exigir a suspensão imediata dos trabalhos de construção. Não podemos permitir que a construção da barragem condene a Região do Vale do Tua com a desclassificação do Alto Douro Vinhateiro e a submersão da centenária Linha do Tua.Caminhemos juntos contra a construção da Barragem da EDP!
Mais informações em https://acampamentoactua.wordpress.com/
A Barragem do Tua já causou mortes. Não se atendeu à perigosidade da construção em solo com condições geológicas propícias aos desmoramentos, como se referia no EIA. A possibilidade de ocorrerem desastres futuros com a falta de estabilidade dos terrenos marginais da albufeira é um factor a considerar e a justificar o desejável abandono da sua construção.