Quinta, 6 de dezembro, às 21:30
Livro apresentado pelo Autor, João Pinto Vieira da Costa, com projeção de imagens. Entrada livre e gratuita. Na sede da Campo Aberto: Rua de Santa Catarina, 730-2.º
Por motivos logísticos é necessário inscrever-se, enviando um email com nome e telefone de cada pessoa a inscrever, para: jcdcm@sapo.pt
Prazo: até terça, 4 de dezembro 2012.
Aos brinquedos industriais, mecânicos e eletrónicos, que nas décadas recentes invadiram o quotidiano infantil, contrasta Vieira da Costa (como moderação, antídoto ou alternativa), brincadeiras e passatempos feitos à base de plantas.
Recolhidas no espaço de Trás-os-Montes e também na sua aldeia natal de Alpendorada e Matos, no concelho de Marco de Canaveses, o autor acredita que muitos desses brinquedos, dos cerca de cem que descreve, estarão certamente disseminados pelo país.
As plantas utilizadas são apresentadas por ordem alfabética e acompanhadas de fotografias, quer da planta quer dos brinquedos ou passatempos a que deram origem.
Vieira da Costa aponta a importância do universo vasto de sensações e conhecimentos, de cores, cheiros, árvores e frutos que se entranham nos objetos e na memória daqueles que os construíram, completados pela imaginação infantil. Uma riqueza que o brinquedo moderno não pode inteiramente substituir nem fazer esquecer.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks