A ÁGUA PERTENCE À TERRA – 4
Quanta água há no mundo?
Com o constante aumento da população mundial, aumenta igualmente o uso humano da água, pois sem ela a humanidade não sobrevive.
A Terra necessita de água para manter os seus ecossistemas. Temos tido até agora reservas subterrâneas à nossa disposição que existem há milhares de anos. Mas o atual consumo humano ultrapassa já a recarga trazida pelas chuvas no ciclo da água.
Em 2012 foi publicada na revista científica internacional Nature uma análise global sobre o gradual esgotamento das reservas de água subterrâneas. Segundo ela, um quarto da população mundial vive em áreas onde a água subterrânea disponível está a ser consumida mais velozmente do que a da sua possível reconstituição.
Muitas vezes tal acontece em áreas onde se verificam enormes gastos de água para a irrigação na agricultura, o que põe em causa igualmente a viabilidade de manter no futuro níveis de produção agrícola idênticos aos atuais.
Essa taxa de consumo de água não é sustentável e a diminuição das reservas irá afetar todos os aspetos da vida na terra, pesando especialmente nas regiões onde se verifica o agravamento das secas e o aumento da população, tornando imperativo que se adote uma gestão da água de novo tipo.
(Traduzido e adaptado de «Global Water Supply», The Mother Earth News n.º 255, dezembro 2012, em cujo e-sítio se pode encontrar mais informação: https://goo.gl/jRMw8)
A ÁGUA PERTENCE À TERRA – 5
Ouro Azul O Livro O Filme O Debate
Qual o recurso mundial mais decisivo? Qual o mais indispensável? A água potável! E está a tornar-se cada vez mais escasso e cada vez mais depressa.
Hoje, a água tornou-se o grande negócio mundial (e grande negociata) e uma coutada dos mais ricos e poderosos. Mas os cidadãos começaram a intrometer-se no debate.
Assinalando o seu Dia da Associação, a Campo Aberto projeta este filme, a que se seguirá debate entre os participantes.
Sábado, 2 de março, às 18:00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Sto Ildefonso, na Rua Gonçalo Cristóvão, 187 – 2.º andar , junto ao Jornal de Notícias, no Porto.
A entrada é livre e gratuita. Agradecemos que os interessados se inscrevam, se possível até 28 de fevereiro de 2013, enviando o nome, email e telefone para: ouro.agua.ca@gmail.com
Cada pessoa poderá inscrever vários interessados, fornecendo para cada um os dados solicitados. Use este email exclusivamente para esse efeito, com exclusão de outras atividades.
0 comentários