NATUREZA, PAISAGEM, ARQUEOLOGIA: VISITA NO CONCELHO DE ESPINHO
CASTRO DE OVIL E BARRINHA DE ESMORIZ
Sábado, 13 de junho
Agrupamento em Campanhã para a partida de comboio: 8:40
Participação nas despesas de organização:
sócios: €1,00 pago no próprio dia e local;
não sócios €4,00 pago na inscrição, por transferência bancária de preferência;
gratuito para crianças e jovens até aos 17 anos.
A visita realiza-se com um mínimo de 8 adultos e um máximo de 25 pessoas. As deslocações a pé são curtas e sem dificuldade especial.
Inscrições até terça 9 de junho (veja adiante como se inscrever).
Mais abaixo, veja o Programa|Cronograma da visita.
Agradecimento
A Campo Aberto agradece a colaboração da Câmara Municipal de Espinho, quer através do acompanhamento por dois técnicos da Câmara, quer pela cedência gratuita de um autocarro para a parte da visita que decorre no concelho de Espinho. As importâncias enviadas pelos não-sócios destinam-se a despesas gerais da organização e não ao pagamento do transporte de autocarro, que é gratuito. A deslocação de comboio até Espinho é a cargo de cada participante.
Para se inscrever preencha o formulário que encontra aqui:
https://www.campoaberto.pt/?page_id=3942.
Para o envio da participação nas despesas de organização (caso dos não-sócios), anexar comprovativo de pagamento (proceda no formulário como se estivesse a anexar um anexo num seu email). Em caso de dificuldade envie o comprovativo ou os seus elementos de identificação, para: atividadesca@gmail.com
O número de conta e as instruções para o envio de participação nas despesas encontram-se aqui:
https://www.campoaberto.pt/?page_id=6610
Crianças e Jovens
Nota importante: a Campo Aberto alegra-se com a presença de crianças e jovens nas suas atividades. Cabe no entanto ao acompanhante adulto a responsabilidade de decidir ou não inscrever uma criança ou jovem caso ache que a atividade é compatível com a presença destes. Nesta atividade precisa, os percursos a pé são curtos e sem dificuldade especial. Tenha em atenção as condições atmosféricas e de temperatura e a proteção que aconselharem.
Veja as nossas condições gerais de participação:
https://www.campoaberto.pt/?page_id=7806
Sobre todas as visitas em geral; convém conhecê-las se ainda as não conhece. Válidas a não ser quando diferentes das que constam do formulário de inscrição. Nesse caso, prevalece este último.
Programa | Cronograma
8:40 Agrupamento na estação de comboios de Campanhã
8:55 Partida do comboio para Espinho
9:13 Chegada a Espinho
9:30 Partida para o Castro de Ovil em autocarro cedido pela Câmara
9:45 Chegada ao Castro de Ovil (previsão)
10:00 Início da visita guiada pelo Dr. Abel Ribeiro, do setor da cultura da Câmara Municipal de Espinho
12:00 Partida para Esmoriz em autocarro e farnel, ou almoço em restaurante, a cargo do participante
14:00 Partida para a Barrinha de Esmoriz
14:20 Início da visita guiada pelo Eng.º Joaquim Sá, do departamento de ambiente da Câmara Municipal de Espinho
17:00 Regresso a Espinho e pausa para lanche
17:40 Agrupamento na estação de comboios de Espinho
17: 56 Partida de comboio para o Porto
18: 16 Chegada ao Porto.
Fruir melhor da visita
Para melhor fruir desta visita, não deixe de ler as informações de caráter natural e cultural inseridas na secção seguinte.
Dia 13 de junho venha connosco visitar dois espaços
de elevada importância natural e histórica
do Concelho de Espinho e Ovar!
Estes dois espaços fazem parte dos 50 espaços verdes em perigo e a preservar selecionados em 2008 pela associação em resultado de uma campanha aberta ao público. Esta campanha apelava à indicação de espaços de importância ecológica que estivessem em perigo e cuja preservação fosse prioritária. Através dela foram indicados 113 espaços, uma equipa técnica selecionou depois os 50 mais importantes com base em critérios previamente definidos, como a importância ecológica, entre outros.
Pode ver mais informações em:
https://www.campoaberto.pt/?p=11201
https://www.campoaberto.pt/?p=1309668
Pode encontrar informações abundantes sobre o Castro de Ovil e a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos (logo no início do índice encontra o concelho de Espinho; se clicar em Castro de Ovil e depois em Barrinha de Esmoriz encontra uma interessante ficha sobre cada um desses espaços), aqui:
https://www.campoaberto.pt/wp-content/uploads/2014/03/espacos.pdf
Castro de Ovil
Alguns séculos antes do nascimento de Cristo, as populações do Noroeste da Península Ibérica desenvolveram formas de vida caraterizadas, entre outros aspetos, por um tipo de povoado: os castros.
Os castros mais não eram que aldeias fortificadas, implantadas em colinas proeminentes e com ampla dominância visual. Essas preocupações defensivas eram normalmente complementadas com a construção de muralhas de pedra e/ou profundos fossos para dificultar o acesso ao povoado.
O Castro de Ovil foi identificado em Fevereiro de 1981, num local conhecido por Castelo, lugar do Monte, freguesia de Paramos, concelho de Espinho.
Barrinha de Esmoriz
Cerca de 25 km a sul do rio Douro, junto à cidade de Esmoriz, existe uma pequena lagoa que se situa entre os concelhos de Espinho e Ovar, banhando a aldeia de Paramos e a cidade de Esmoriz, e que se encontra ligada ao mar por uma estreita abertura – a Barrinha de Esmoriz.
A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos é uma lagoa costeira de média dimensão, que apresenta uma cintura de vegetação ripícola bem desenvolvida e bancos de lodo, comunicando com o Atlântico através de um canal. No ano 2000, a sua importância em termos de conservação da natureza foi reconhecida ao ser incluída na Lista Nacional de Sítios propostos para integrar a Rede NATURA 2000.
A Rede Natura 2000 é uma rede de áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia.
0 comentários