Linhas Rosa e Amarela do metro do Porto avançam sem autorização ambiental

por | Abr 13, 2021 | sem categoria | 0 Comentários

OBRAS ARRANCAM SEM AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL LEGÍTIMA

CARTA ABERTA À AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE

Carta Aberta ao Exmo. Senhor
Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente – APA

As quatro associações signatárias têm vindo há meses a alertar as autoridades e o público para incongruências inexplicáveis no processo de autorização ambiental das obras relativas às Linhas Rosa e Amarela, no Porto e em Gaia.

É com surpresa e apreensão, por isso, que assistimos às notícias que dão conta do arranque das obras da Metro do Porto relacionadas com a construção da Linha Rosa (Linha Circular – Troço Liberdade/ S. Bento – Boavista/Casa da Música) e prolongamento da Linha Amarela (Extensão da Linha Amarela desde Santo Ovídio a Vila d’Este e Parque de Material de Vila d’Este) sem a necessária aprovação da APA – Agência Portuguesa do Ambiente presidida por V. Exa.

Pensamos que esta estupefação é partilhada por todas as pessoas atentas e preocupadas com a sua comunidade, que acreditam no primado da lei e que reconhecem a importância do papel desempenhado pelo organismo presidido por V. Exa. na garantia de algum equilíbrio entre as necessidades de desenvolvimento económico e social, a preservação do escasso património natural das cidades e a sustentabilidade ambiental, sem a qual, como sabemos, não há desenvolvimento que nos valha.


AINDA POR PUBLICAR AS DECLARAÇÕES DE CONFORMIDADE AMBIENTAL

Perguntamos como é possível o avanço das referidas obras se estão ainda por publicar as respetivas Declarações de Conformidade Ambiental (DECAPE), decorrentes da análise dos Relatórios de Conformidade Ambiental (RECAPE) apresentados pela Metro do Porto e dos resultados dos processos de Consulta Pública promovidos pela APA e que decorreram em junho de 2020. Recordamos que, em reunião que V. Exa. amavelmente nos concedeu, em novembro de 2020, quando questionado sobre o que, já na altura, nos parecia ser alguma demora na publicação das DECAPE, nos disse que tinham pedido uma prorrogação do prazo, dada a complexidade dos dois processos e na medida em que pretendiam tomar decisões devidamente ponderadas e sustentadas.

A consulta do site da APA e do portal Participa disso dão nota:  os dois processos permanecem identificados como «em análise». Em ambos os casos, a decisão final não foi portanto ainda publicada. De acordo com a lei, só após a publicação desta declaração é que a Metro do Porto estaria autorizada a avançar com os referidos empreendimentos. E o presidente da Metro do Porto estava perfeitamente ciente disso mesmo quando, em  1 de outubro de 2020, nos disse que, se o RECAPE apresentado não fosse aprovado, teriam que elaborar, como é evidente, um novo Relatório, alinhado com as determinações da Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

Para tentar compreender esta incongruência, realizámos, ao longo dos últimos meses, sucessivas diligências junto dos vossos serviços, telefonicamente e via email, mas todas elas infrutíferas.

 

ESCLARECIMENTO A QUE TEMOS DIREITO

Perante este silêncio, resta-nos dirigir a V. Exa. esta Carta Aberta, solicitando o esclarecimento a que temos direito como cidadãos: quando será publicada a decisão final da APA relativamente a estes dois projetos? Como é que a APA se posiciona relativamente ao avanço das obras sem a sua autorização?  O que pretende fazer?

Isto porque, e recordamos, os RECAPE apresentados pela Metro do Porto contrariam frontalmente determinações da DIA. E não se trata de pormenores. No caso da Linha Rosa, é exigida a preservação do Jardim de Sophia, à praça da Galiza, e, no caso da Linha Amarela, é determinada a conservação de um relevante habitat de sobreiros no Monte da Virgem. Estas disposições da DIA não são recomendações, não são sugestões, não são pedidos. São condições. Condições cujo cumprimento é exigido para que os projetos sejam autorizados. As Declarações de Impacte Ambiental são, portanto, vinculativas, mas os RECAPE – que  deveriam descrever as medidas capazes de garantir a conformidade dos projetos de execução relativamente às determinações da DIA – ignoram as determinações daquelas. Ou seja, não são verdadeiros relatórios de conformidade ambiental e, desse modo, não deveriam ser aprovados. E a verdade é que, aparentemente, (ainda) não o foram.

Então, o que leva a Metro do Porto a sentir-se autorizada não só a anunciar, mas a efetivamente iniciar os primeiros trabalhos das duas empreitadas? O que leva o presidente da Metro do Porto a declarar ter obtido «as declarações de conformidade ambiental dos projetos de execução» (Público, 22-03-21) quando essas declarações não existem ou não foram ainda divulgadas? E porque é que a autoridade ambiental isto parece permitir embora não se pronunciando publicamente? E porque é que a autoridade ambiental anui a este tipo de comportamento? Por que motivo o processo não é suspenso por determinação da APA que tem autoridade – e obrigação – legal para o fazer, já que o projeto de execução, em ambos os casos, não é respeitador da DIA?

 

PREOCUPAÇÃO AGRAVADA NO CASO DA LINHA ROSA

No caso específico da Linha Rosa a nossa preocupação é agravada por duas convicções.

A primeira é o facto de considerarmos muito deficitária a relação custo/benefício deste empreendimento. De facto, trata-se de uma linha de muito curta extensão situada numa zona urbana sensível, com previsíveis impactes de gravidade no património histórico e grande dano em alguns jardins da cidade emblemáticos. O serviço da Linha Rosa seria mais bem realizado por outro tipo de ligação, como uma linha de autocarros elétricos em corredor próprio e de alta eficiência, que a Metro do Porto propõe agora para outros troços onde também já esteve prevista a ligação subterrânea. Seria ainda uma oportunidade para reabilitar zonas de grande qualidade paisagística do Porto, tornando-as mais apetecíveis e apropriadas aos peões e menos para viaturas individuais que, tudo indica, terão de abandonar os centros das urbes mais cedo ou mais tarde.

A segunda é a preocupação suscitada por declarações do presidente da Metro do Porto, como aquelas que prestou ao jornal Público no dia 22 de março de 2021, quando, sobre a construção da Linha Rosa, afirmou: «não vamos usar tuneladoras, é com avanços sucessivos e em cada avanço há uma validação das condições de geotecnia. Por isso recorremos a uma assistência técnica especial, que significa que o projetista vai estar no terreno, 24h por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, para fazer essa validação diária do processo de avanço do túnel.» Parece-nos que esta afirmação deveria ser razão mais do que suficiente para V. Exa. determinar a imediata suspensão do projeto de construção da Linha Rosa, por não ser aceitável que se avance para um empreendimento desta natureza com este grau de desconhecimento do terreno e de imprevisibilidade do projeto. Perante as dificuldades no subsolo do trajeto da Linha Rosa referidas publicamente pela Metro do Porto, a APA não considera que o estudo geológico por ela até agora apresentado deveria ser completado por outro  mais direcionado para as questões de segurança na construção dos túneis?

A situação existente parece evidenciar que, ou a empresa Metro do Porto, ao contrário do que afirma, está a atuar sem as necessárias autorizações de ordem ambiental, ou que a Agência Portuguesa do Ambiente não está a proceder com transparência em relação aos cidadãos a que o seu estatuto a obriga. Insistimos por isso, agora publicamente, no pedido de esclarecimento sobre o processo de avaliação em curso e na adoção de medidas tendentes a suspender iniciativas do promotor tomadas sem a devida autorização da entidade a que V. Exa. Preside. Exortamos ainda a que sejam suspensas todas e quaisquer obras que possam desrespeitar, mesmo que apenas parcialmente, a DIA.

Na expectativa da resposta de V. Exa,

subscrevem-se,

pela Associação Cultural e de Estudos Regionais – ACER,
Antero Leite, presidente da direção
acer.geral@acer-pt.org

pela Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
José Carlos Costa Marques, presidente da direção
contacto@campoaberto.pt

pelo Clube Unesco da Cidade do Porto
Fernando Guedes Pinto, presidente da direção
clubeunesco-cidadedoporto@sapo.pt

pelo Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Lordelo do Ouro – Núcleo Ecológico  NDMALO-GE
Belmiro Cunha, presidente da direção
ndmalo@hotmail.com

Para resposta em correio em papel:

Clube Unesco da Cidade do Porto
Rua Dr. Ricardo Jorge, 19-2.º Direito  Sala 2
4050-514 PORTO

 

Outras Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort tipobet betonred istanbul escort bayan grandpashabet grandpashabet hacklink İzmir grup escort grandpashabet jojobet jojobet giriş hiltonbet casibom jojobet giriş istanbul masaj nakitbahis jojobet giriş jojobet giriş nakitbahis jojobet güncel giriş jojobet jojobet giriş grandpashabet jojobet güncel giriş bahsegel dinamobet piabellacasino megabahis jojobet giriş ankara escortlar Casino levant casinolevant giriş casinolevant Jojobet Giriş casibom matadorbet asyabahis grandpashabet extrabet cratosslot meritking sekabet marsbahis betmatik bettilt bahsegel baywin Matbet giriş Jojobet Sahabet giriş extrabet Holiganbet jojobet giriş betcio jojobet giriş savoybetting prensbet savoybetting supertotobet casibom güncel giriş pusulabet jojobet onwin jojobet giriş jojobet giriş jojobet jojobet Madridbet Grandpashabet giriş Casibom jojobet jojobet jojobet giriş casinolevant marsbahis casibom güncel giriş casibom casibom güncel giriş casibom güncel giriş casibom giriş casibom giriş casibom casibom casibom giriş için tıklayınız. baywin deneme bonusu casibom casibom giriş casibom giriş asyabahis jojobet giriş matadorbet galabet casibom bizbet matbet matbet matbet Pusulabet ultrabet güncel giriş MARSBAHİS marsbahis casinolevant meritking Marsbahis casibom güncel giriş megabahis casibom güncel bahsegel baywin giriş supertotobet giriş supertotobet giriş betist giriş betist betist jojobet giriş jojobet giriş jojobet giriş jojobet casibom betist Pusulabet istanbul escort kadıköy escort şişli escort mersin escort sahabet giriş casibom güncel giriş piabellacasino grandpashabet piabellacasino ultrabet ultrabet sekabet piabellacasino ultrabet matbet matbet matbet jojobet matbet matbet jojobet giriş piabellacasino nakitbahis sekabet jojobet giriş ultrabet piabellacasino jojobet güncel giriş jojobet güncel giriş casibom güncel giriş casibom betist gaziantep escort gaziantep escort porno izle casinolevant casibom jojobet betkanyon marsbahis betkom casibom casibom güncel giriş vaycasino kavbet casinolevant sultanbeyli çekici casinolevant jojobet jojobet jojobet giriş Cratosroyalbet casibom supertotobet giriş holiganbet jojobet jojobet jojobet giriş jojobet giriş casibom casibom giriş jojobet giriş jojobet giriş jojobet giriş casibom giriş casibom jojobet giriş jojobet giriş casibom casibom giriş casibom giriş jojobet giriş casibom giriş casibom giriş padişahbet jojobet matadorbet CASİBOM asyabahis matadorbet giriş goldenbahis giriş matbet matbet Betwoon ganobet ganobet meritking twitter MARS sweet bonanza levant casino betriyal giriş jojobet jojobet giriş jojobet giriş casibom link kısalt ganobet jojobet jojobet pusulabet jojobet güncel giriş casibom güncel giriş Casinoplus jojobet güncel giriş jojobet güncel giriş matbet giriş casibom giriş betkanyon jojobet jojobet Jojobet casibom jojobet giriş deneme bonusu veren siteler kralbet jojobet casibom giriş casibom giriş casibom resmi marsbahis giriş casibom resmi betebet casibom giriş holiganbet giriş jojobet giriş jojobet giriş ultrabet dumanbet casibom güncel casibom giris casibom casibom mobil giriş casibom marsbahis Marsbahis 1xbet giriş pusulabet giriş casibom casibom casibom bnl business paribahis Betist casibom https://kst.nis.edu.kz/ casibom casibom giriş jojobet CASİBOM: Casibom Giriş - Casibom Yeni Giriş Adresi 2024 casibom casibom casibom beylikdüzü escort casibom güncel