CENTENÁRIO DA AGRICULTURA BIODINÂMICA
– 100 ANOS A CULTIVAR A LIGAÇÃO COM O CÉU PARA MELHOR CUIDAR DA TERRA
Para se inscrever nesta tertúlia:
contacto@campoaberto.pt
(enviar nome, email e telefone de cada pessoa a inscrever)
Novembro 27, segunda-feira, às 18:00
com Renata Almeida e Rui Leal
(do Grupo de Trabalho da iniciativa de celebração do Centenário da Biodinâmica
em colaboração com a Sociedade Antroposófica em Portugal)
Já ouviram falar de Agricultura Biodinâmica? Ou do «Curso aos Agricultores» de Rudolf Steiner que lhe deu origem?
Sabiam que a mensagem e o alerta deixados neste Curso inspiraram o surgimento do movimento da Agricultura Biológica e do movimento ambientalista, algumas décadas depois?
E que Rachel Carson terá escrito em parte a sua famosa Primavera Silenciosa no final dos anos 50 (Silent Spring, um livro de referência do início do movimento ambientalista moderno do pós-guerra) numa quinta de agricultura biodinâmica de uma sua amiga?
Aproxima-se o Centenário (Junho de 2024) do Curso Agrícola ministrado por Rudolf Steiner, em 1924, que deu origem à misteriosa Agricultura Biodinâmica. Gostávamos de conversar um pouco convosco sobre estas e outras histórias à volta desta inovadora e sensível forma de trabalhar a relação do ser humano com a Natureza e com a Terra. E sobre a iniciativa de Celebração do Centenário em Portugal (para mais informações ver folheto específico).
Tertúlia apresentada e moderada por:
Renata Almeida, desde sempre com uma forte ligação à Natureza, com formação de base em Ciências do Meio Aquático, foi desenvolvendo interesses e trabalho nos âmbitos da agricultura, biológica e biodinâmica, associativismo e activismo ambiental. Actualmente co-cuidadora de uma pequena quinta perto da Serra da Estrela e terapeuta de Bowen.
Rui Leal tem dedicado a sua vida às questões ambientais e do desenvolvimento cultural e pessoal, procurando contribuir para um mundo melhor. Pai, licenciado em engenharia do ambiente e mestrado em design para a sustentabilidade, foi docente e investigador universitário nestas áreas, tendo-se especializado em ecodesign, educação e comunicação ambiental.
0 comentários