CENTENÁRIO DA AGRICULTURA BIODINÂMICA
– 100 ANOS A CULTIVAR A LIGAÇÃO COM O CÉU PARA MELHOR CUIDAR DA TERRA
Para se inscrever nesta tertúlia:
contacto@campoaberto.pt
(enviar nome, email e telefone de cada pessoa a inscrever)
Novembro 27, segunda-feira, às 18:00
com Renata Almeida e Rui Leal
(do Grupo de Trabalho da iniciativa de celebração do Centenário da Biodinâmica
em colaboração com a Sociedade Antroposófica em Portugal)

Foto Raimundo Quintal (Funchal) com os nossos agradecimentos
Já ouviram falar de Agricultura Biodinâmica? Ou do «Curso aos Agricultores» de Rudolf Steiner que lhe deu origem?
Sabiam que a mensagem e o alerta deixados neste Curso inspiraram o surgimento do movimento da Agricultura Biológica e do movimento ambientalista, algumas décadas depois?
E que Rachel Carson terá escrito em parte a sua famosa Primavera Silenciosa no final dos anos 50 (Silent Spring, um livro de referência do início do movimento ambientalista moderno do pós-guerra) numa quinta de agricultura biodinâmica de uma sua amiga?
Aproxima-se o Centenário (Junho de 2024) do Curso Agrícola ministrado por Rudolf Steiner, em 1924, que deu origem à misteriosa Agricultura Biodinâmica. Gostávamos de conversar um pouco convosco sobre estas e outras histórias à volta desta inovadora e sensível forma de trabalhar a relação do ser humano com a Natureza e com a Terra. E sobre a iniciativa de Celebração do Centenário em Portugal (para mais informações ver folheto específico).
Tertúlia apresentada e moderada por:
Renata Almeida, desde sempre com uma forte ligação à Natureza, com formação de base em Ciências do Meio Aquático, foi desenvolvendo interesses e trabalho nos âmbitos da agricultura, biológica e biodinâmica, associativismo e activismo ambiental. Actualmente co-cuidadora de uma pequena quinta perto da Serra da Estrela e terapeuta de Bowen.
Rui Leal tem dedicado a sua vida às questões ambientais e do desenvolvimento cultural e pessoal, procurando contribuir para um mundo melhor. Pai, licenciado em engenharia do ambiente e mestrado em design para a sustentabilidade, foi docente e investigador universitário nestas áreas, tendo-se especializado em ecodesign, educação e comunicação ambiental.
0 comentários