O Círculo Agricultura e Natureza, linha de trabalho da Campo Aberto, organizou em 2024 um conjunto de visitas a quintas que praticam uma agricultura amiga do ambiente, da saúde humana e da natureza. São em geral quintas cujos métodos de cultivo são conformes às regras da Agricultura Biológica (AB), embora uma ou outra possa também praticar métodos próprios da agricultura biodinâmica ou inspirar-se de correntes como a agroecologia, agricultura regenerativa, permacultura, agricultura sintrópica, e outras, que são inteiramente compatíveis com a AB quando respeitam os princípios e regras basilares desta.
Em geral, essas quintas situam-se num enquadramento paisagístico e natural que por si só justificou a visita. O que não impede que, em certos casos, a atividade de visita a uma exploração agrícola respeitadora do ambiente pudesse ter sido completada por uma caminhada de dificuldade baixa ou média em zonas de património paisagístico e ecológico.
QUARTA VISITA – QUINTA DAS ESCOMOEIRAS
SÁBADO 11 DE MAIO DE 2024
Propriedade de Fernando Fernandes da Silva, sócio da Campo Aberto, a Quinta das Escomoeiras, no concelho de Celorico de Basto, brinda-nos com um «excesso de natureza», como dizia Miguel Torga a respeito de um panorama transmontano.
Alojamento rural, pomares, florestas, horta biológica, enoturismo, são algumas das atividades a que a quinta se dedica. O «excesso de natureza» é visível nos socalcos que escondem um pequeno paraíso nas margens do Rio Tâmega, onde se podem ainda detetar pormenores encantadores da ruralidade bucólica do Minho de outrora.
Espaço requintado, confortável e acolhedor, no seu magnífico terraço podemos contemplar um extenso verde, sentir o aroma da terra e, na estação própria, da parra e da uva. Vinhas e árvores de fruto são totalmente livres de herbicidas, e cultivadas com métodos de produção biológica certificados, apenas sendo utilizadas práticas que não afetam negativamente o ambiente.
Entre flores e vinha
Num quadro disperso, entre flores e vinha, surgem inúmeras oliveiras e árvores de fruto com que são feitas as compotas servidas aos hóspedes e vendidas na quinta. Caminhando simplesmente pelas bermas dos caminhos, deparamos com algumas ervas aromáticas. Orégãos, lúcia-lima, erva cidreira, hortelã e rosmaninho vão aqui nascendo espontaneamente.
0 comentários