O Círculo Agricultura e Natureza, linha de trabalho da Campo Aberto, organizou em 2024 um conjunto de visitas a quintas que praticam uma agricultura amiga do ambiente, da saúde humana e da natureza. São em geral quintas cujos métodos de cultivo são conformes às regras da Agricultura Biológica (AB), embora uma ou outra possa também praticar métodos próprios da agricultura biodinâmica ou inspirar-se de correntes como a agroecologia, agricultura regenerativa, permacultura, agricultura sintrópica, e outras, que são inteiramente compatíveis com a AB quando respeitam os princípios e regras basilares desta.
Em geral, essas quintas situam-se num enquadramento paisagístico e natural que por si só justificou a visita. O que não impede que, em certos casos, a atividade de visita a uma exploração agrícola respeitadora do ambiente pudesse ter sido completada por uma caminhada de dificuldade baixa ou média em zonas de património paisagístico e ecológico.
FIM-DE-SEMANA AGRICULTURA E NATUREZA EM TRÁS-OS-MONTES
Nova data em estudo para 2025
Colocado em 6 de maio de 2024
Atualizado em 1 de setembro de 2024
Visita a duas quintas biológicas e panoramas circundantes
Quinta da Serrinha (sábado)
Esta pequena Quinta situa-se nos arredores da vila de Alfândega da Fé, em Trás-os-Montes. É uma região com um clima rigoroso, de verões quentes e secos e invernos gelados, que a tornam num local por excelência para o cultivo do olival e amendoal. Com cerca de 9 hectares, é composta na sua maioria por olival em modo de produção biológico, sendo administrado pela nossa família há já três gerações.
Aqui existe também uma plantação de pinheiro manso, fruteiras e diversas faixas de floresta mantidas para criar biodiversidade. Como animais, temos vários de capoeira e um cão. É um local com uma grande beleza e riqueza natural, onde existem e são protegidas espécies de plantas e animais típicos da Península Ibérica. E eu sou o Daniel, agricultor curioso e apaixonado pela natureza, que o guiará pela Quinta, mostrando as mais valias da produção biológica e os segredos para a produção de um azeite de qualidade. Mais informação em www.quintadaserrinha.com
Olivia’s Winery (domingo)
Propriedade da família Jaldim Bebiano, a Olivia’s Winery está localizada na região de Trás-os-Montes, mais precisamente na terra quente transmontana, em Alfândega da Fé. A sua principal atividade é a produção de vinhos, produzindo também azeite e amêndoa, tudo em modo de produção biológico. Nos seus cerca de 8 hectares de vinhas, localizadas a uma altitude média de 550 metros, encontramos as castas típicas e tradicionais de Trás-os-Montes que produzem vinhos de muita qualidade e de máxima expressão do terroir.
Nesta experiência guiada por Vitor Bebiano, terá oportunidade de conhecer as vinhas, e um pouco da sua história, de degustar o seu néctar. Poderá também visitar os animais da Quinta, como porcos, ovelhas, galinhas e os seus cães de companhia. Mais informação em https://oliviaswinery.pt/
Programa: sábado
10:00 – Receção dos participantes e visita à Quinta da Serrinha (olivicultura biológica)
12:00 – Prova de azeite e azeitonas
13:00 – Piquenique no olival (ou no armazém da Quinta, se chover)
15: 00 – Passeio de carro pela região (visita às cerejeiras, miradouros dos Lagos do Sabor, mergulho no lago, eventualmente)
20:00 – Jantar no recinto da Festa da Cereja – tasquinhas locais
Programa: domingo
10:00 – Visita à Quinta e adega Olivia’s Winery (vinicultura biológica)
12:30 – Almoço típico no campo
14:00 – Percurso de carro até à Foz do Sabor, com paragem em vários locais
(possibilidade de mergulho na praia fluvial)
17:18 – Regresso
0 comentários