Governo deve legislar a participação pública na construção do metro do Porto

por | Mar 11, 2006 | sem categoria | 0 Comentários

A Metro do Porto acaba de consumar mais um
abate massivo de árvores, desta feita na já largamente desarborizada zona da
Asprela. Segundo a imprensa, mais de 50 árvores foram arrancadas ou cortadas no
recinto do IPATIMUP, incluindo salgueiros, amieiros, carvalhos, castanheiros,
bétulas, freixos e mesmo um ginkgo; os responsáveis pelo instituto
declararam-se apanhados de surpresa pela intervenção. Infelizmente este tipo de
notícias vulgarizou‑se. Metro tornou-se sinónimo de mobilidade acrescida
mas também de nefastas consequências para diversos locais da cidade que, ao
invés de serem recuperados e melhorados, vêem perder as suas características
mais distintivas.

Evidentemente que a tentativa de greenwash
lançada há dias não passou disso mesmo. Se a empresa está satisfeita por ter,
supostamente, poupado a vida a mais de 400 árvores devido ao carácter
reutilizável do Andante, não deveria em primeiro lugar revelar o seu respeito
pela vegetação nas obras que executa? Haja um mínimo de coerência!

Cremos que grande parte destes problemas
seriam evitáveis se a empresa se pautasse por uma postura de maior
transparência e abertura ao diálogo. Verificamos, pelo contrário, que a Metro
do Porto se envolve em conflitos sistemáticos com uma grande diversidade de
instituições da cidade, instituições essas que mereceriam mais respeito e que
deveriam ser envolvidas de forma mais profunda nos processos de decisão.

A Campo Aberto vem, de uma forma construtiva,
propor soluções para o grave problema de governança que tem caracterizado a
construção do metro e para evitar o abate de mais um corredor arbóreo.

Governo deve adoptar um regulamento
ambicioso para a participação pública

A Campo Aberto irá propor ao Governo através
do Ministro das Obras Públicas, Mário Lino que aprove, a curto prazo e com
força de lei, um regulamento ambicioso para promover a participação pública em
todas as futuras obras relevantes relacionadas com o metro do Porto. Incluem‑se
não apenas a construção de novas linhas mas também os arranjos à superfície
decorrentes.

O regulamento definiria detalhadamente os
procedimentos a adoptar com vista à informação atempada do público em especial
das entidades e pessoas directamente afectadas , bem como à sua participação
efectiva nas decisões, garantindo que sugestões e críticas são analisadas
cuidadosamente e de forma imparcial. Note-se que a única participação promovida
até hoje decorreu em 1998 aquando da Avaliação de Impacte Ambiental! Para uma
obra com a envergadura do metro é insignificante.

Os avanços e recuos motivados por decisões autocráticas,
apressadas e mal fundamentadas, e por empreitadas lançadas de rompante sem
conhecimento prévio das instituições afectadas, têm criado conflitos e
transtornos que acarretam prolongamento de prazos e agravamento de custos.
Investir no envolvimento cívico representa por isso mesmo não só a prossecução
dos princípios democráticos como também um bom negócio.

Note-se que esta proposta não visa aumentar o
grau de influência do Governo sobre a Metro do Porto, assunto sobre o qual não
nos pronunciamos; ela destina-se simplesmente a criar regras claras que deverão
ser seguidas de modo a corrigir as graves lacunas apontadas.

A criação de uma ligação directa entre a
estação do IPO e a ESE permitiria salvar a cortina arbórea existente

Segundo a imprensa foi já aprovado o recuo do
muro em frente à Escola Superior de Enfermagem (ESE) para a construção de um
passeio. Esta obra obrigará ao abate ou transplante de toda a cortina arbórea
existente, o que, dada a falta de espaços verdes na zona e a destruição a que
se tem assistido, deveria ser evitado a todo o custo. Estamos em crer que é
possível evitar este abate procurando soluções alternativas o que,
lamentavelmente e mais uma vez, não foi feito pelas entidades responsáveis.
Propomos aqui uma solução, entre outras que eventualmente seriam possíveis, que
remeteremos tanto à Metro do Porto como à ESE.

Alega-se que o passeio é necessário para
tornar a ESE acessível aos peões a partir da estação do metro do IPO. Ora isto
pode ser conseguido através de uma ligação directa, como se ilustra na foto. A
ligação pedonal ao Hospital de S. João é sempre possível atravessando-se a rua.
Não é necessário, nem desejável, construir um passeio limitado por um muro de
um lado e pela linha do metro do outro. Para garantir a segurança dos peões a
linha do metro seria protegida por um gradeamento simples.

O
passeio deixa de ser necessário fazendo-se a ligação à ESE através deste muro.
É mais fácil e prático para os utentes. Quem precisar de prosseguir o caminho
teria de atravessar a linha na estação, situação perfeitamente normal,

 


A cortina arbórea em frente à
ESE constitui uma barreira protectora e de beleza significativa. Nunca é de
mais lembrar que a zona da Asprela perdeu a maioria do seu coberto vegetal,
apesar de cada vez ser o destino de mais e mais pessoas que, portanto,
deveriam ter à sua disposição espaços verdes de qualidade.

A Campo Aberto deseja que o prolongamento da
linha amarela até ao Hospital de S. João se verifique o mais rapidamente
possível, mas respeitando os valores naturais que ainda subsistem.

Outras Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort tipobet betonred istanbul escort bayan grandpashabet grandpashabet hacklink İzmir grup escort grandpashabet jojobet jojobet giriş hiltonbet casibom jojobet giriş istanbul masaj nakitbahis jojobet giriş jojobet giriş nakitbahis jojobet güncel giriş jojobet jojobet giriş grandpashabet jojobet güncel giriş bahsegel dinamobet piabellacasino megabahis jojobet giriş ankara escortlar Casino levant casinolevant giriş casinolevant Jojobet Giriş casibom matadorbet asyabahis grandpashabet extrabet cratosslot meritking sekabet marsbahis betmatik bettilt bahsegel baywin Matbet giriş Jojobet Sahabet giriş extrabet Holiganbet jojobet giriş betcio jojobet giriş savoybetting prensbet savoybetting supertotobet casibom güncel giriş pusulabet jojobet onwin jojobet giriş jojobet giriş jojobet jojobet Madridbet Grandpashabet giriş Casibom jojobet jojobet jojobet giriş casinolevant marsbahis casibom güncel giriş casibom casibom güncel giriş casibom güncel giriş casibom giriş casibom giriş casibom casibom casibom giriş için tıklayınız. baywin deneme bonusu casibom casibom giriş casibom giriş asyabahis jojobet giriş matadorbet galabet casibom bizbet matbet matbet matbet Pusulabet ultrabet güncel giriş MARSBAHİS marsbahis casinolevant meritking Marsbahis casibom güncel giriş megabahis casibom güncel bahsegel baywin giriş supertotobet giriş supertotobet giriş betist giriş betist betist jojobet giriş jojobet giriş jojobet giriş jojobet casibom betist Pusulabet istanbul escort kadıköy escort şişli escort mersin escort sahabet giriş casibom güncel giriş piabellacasino grandpashabet piabellacasino ultrabet ultrabet sekabet piabellacasino ultrabet matbet matbet matbet jojobet matbet matbet jojobet giriş piabellacasino nakitbahis sekabet jojobet giriş ultrabet piabellacasino jojobet güncel giriş jojobet güncel giriş casibom güncel giriş casibom betist gaziantep escort gaziantep escort porno izle casinolevant casibom jojobet betkanyon marsbahis betkom casibom casibom güncel giriş vaycasino kavbet casinolevant sultanbeyli çekici casinolevant jojobet jojobet jojobet giriş Cratosroyalbet casibom supertotobet giriş holiganbet jojobet jojobet jojobet giriş jojobet giriş casibom casibom giriş jojobet giriş jojobet giriş jojobet giriş casibom giriş casibom jojobet giriş jojobet giriş casibom casibom giriş casibom giriş jojobet giriş casibom giriş casibom giriş padişahbet jojobet matadorbet CASİBOM asyabahis matadorbet giriş goldenbahis giriş matbet matbet Betwoon ganobet ganobet meritking twitter MARS sweet bonanza levant casino betriyal giriş jojobet jojobet giriş jojobet giriş casibom link kısalt ganobet jojobet jojobet pusulabet jojobet güncel giriş casibom güncel giriş Casinoplus jojobet güncel giriş jojobet güncel giriş matbet giriş casibom giriş betkanyon jojobet jojobet Jojobet casibom jojobet giriş deneme bonusu veren siteler kralbet jojobet casibom giriş casibom giriş casibom resmi marsbahis giriş casibom resmi betebet casibom giriş holiganbet giriş jojobet giriş jojobet giriş ultrabet dumanbet casibom güncel casibom giris casibom casibom mobil giriş casibom marsbahis Marsbahis 1xbet giriş pusulabet giriş casibom casibom casibom bnl business paribahis Betist casibom https://kst.nis.edu.kz/ casibom casibom giriş jojobet CASİBOM: Casibom Giriş - Casibom Yeni Giriş Adresi 2024 casibom casibom casibom beylikdüzü escort casibom güncel