PARA UMA CIDADE+ SUSTENTÁVEL, AJUDE A TORNAR + SUSTENTÁVEL
A CAMPO ABERTO EM PARCERIA COM DE CASCA E ALMA
Prosseguindo a iniciativa do ano passado, o Porto de Raiz e a empresa Biorumo, com apoio da Câmara Municipal do Porto, realizam no Palácio de Cristal e em outros espaços da cidade do Porto, pela segunda vez, o Festival Cidade+ Veja abaixo o convite a visitá-lo, e veja o programa.
A Campo Aberto foi convidada a estar presente no chamado Mercadeco, uma feirinha de produtos com caráter sustentável ou que possam contribuir para a sustentabilidade.
Para o efeito, estabelecemos uma parceria com a iniciativa de artesanato De Casca e Alma, que produz objetos em que o material base é a cortiça. Derivada do sobreiro, a árvore nacional portuguesa, espécie economicamente protegida devido ao valor económico da cortiça e a outros valores (apesar de frequentemente abatida contra a lei e sem qualquer justificação válida, e não poucas vezes perante a indiferença das autoridades de proteção), a cortiça é um material natural e nessa qualidade apela à sustentabilidade do sobreiral português, à sua defesa e conservação.
Num espaço de exposição e vendas comum, a Campo Aberto e a De Casca e Alma estarão presentes na próxima quinta-feira 9 de julho, sexta-feira 10, sábado 11 e domingo 12 de julho, das 10:00 às 19:00 ininterruptamente, na Avenida das Tílias, ao Palácio de Cristal. Passe por lá com os seus amigos e familiares e veja o que temos para lhe propor: livros sobre ecologia, ambiente e economia sustentável, alguns deles raros e já de difícil obtenção, por parte da Campo Aberto, e objetos úteis e/ou decorativos (a beleza é outra forma de utilidade, afinal) feitos artesanalmente com base na cortiça, por parte da De Casca e Alma.
Uma parte dos proveitos líquidos das vendas efetuadas destina-se a apoiar a edição de um livro a editar pela Campo Aberto (a ser preparado e em fase de finalização) que condensa e rememora a Campanha que a associação lançou em 2006-2008, intitulada «50 espaços verdes em perigo e a preservar na Área Metropolitana do Porto» e sobre a qual podem ser encontradas mais informações neste e-sítio.
0 comentários