DIA DA ECOLOGIA/ECOLOGY DAY: CONTRIBUTO DA CAMPO ABERTO
Colocado em 11 de setembro de 2020
O Dia da Ecologia foi criado em 2016 e celebra-se anualmente desde 2017, de início sobretudo em âmbito europeu, mas agora com uma dimensão internacional e mundial pronunciada.
É organizado pela SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia, com a colaboração da EEF – Fundação Europeia de Ecologia, e tem o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.
Convidada a aderir pela SPECO, foi com alegria que a Campo Aberto aderiu, embora com um contributo modesto, condicionado pela atual situação sanitária e pelo pouco tempo que tivemos disponível desde que reunimos as informações necessárias para o decidirmos realizar, numa parceria com a empresa NAVIA. Formação. Educação. Ambiente.
Consiste numa chamada de atenção para as possibilidades de favorecer a biodiversidade e a vida selvagem através da cultura de plantas em simples pequenos terraços, varandas, quintais de dimensões exíguas e similares. A atividade complementar proposta, Biodiversidade na Varanda, poderá vir a ser concretizada caso haja um mínimo de dez pessoas interessadas e que para tal se inscrevam, e que disponham de um pequeno espaço onde já cultivem, ou onde possam vir a cultivar, plantas em condições favoráveis a servirem de habitat ou apoio a animais, sobretudo insetos e aves passeriformes.
DIA DE AÇÃO COMUM PELA NATUREZA
A Campo Aberto não pode deixar de recomendar a visita ao espaço digital do Dia da Ecologia, onde constam as numerosas iniciativas que vão ser realizadas desde 12 de setembro, por numerosas entidades cívicas como coletivos e associações, freguesias e outras autarquias, com fulcro no dia 14 de setembro, e prolongando-se até 16 do mesmo mês, podendo algumas, de caráter virtual, permanecer acessíveis muito mais tempo, como será o caso da nossa.
E não podíamos deixar de ter aderido à comemoração desse Dia, já que, no âmbito do processo de convergência ecológica e ambiental propulsionado pelo espírito da Carta de Famalicão– e por coincidência –começámos também a participar no DACN – Dia de Ação Comum pela Natureza, que, tendo tido início em 2019, se celebrará de dois em dois anos. Trata-se de uma iniciativa diferente mas no fundo muito semelhante ao Dia da Ecologia e que é não só compatível com ele como converge para objetivos idênticos. Visite também o espaço que lhe está dedicado (Ação Ecológica – Carta de Famalicão).
0 comentários