PROJECTO CARVALHAL – SILVICULTURA PRÓXIMA DA NATUREZA
Colocado em 11 de novembro de 2023
João Carvalho, Professor e Investigador na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a pedido da Aliança pela Floresta Autóctone, apresentará no Porto, no dia 25 de novembro, o Projecto Carvalhal, que desenvolveu de colaboração com vários outros investigadores. Para se inscrever, enviar nome, email e telefone de contacto para: florestautoctone@gmail.com
Mais informações, após o cartaz.
João Paulo Fidalgo Carvalho é Professor de Silvicultura e Dendrologia da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real). Realizou o doutoramento na área da Silvicultura e um pós-doutoramento na mesma área nos EUA (USDA Forest Service, Southern Research Station e North Carolina State University, Fulbright). Membro do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB).
Projecto Carvalhal
Como podem os carvalhais amplamente beneficiar o ambiente, a sociedade e a economia,
e as formas apropriadas da sua gestão.
ECOSSISTEMA CARVALHAL
– UMA SILVICULTURA PRÓXIMA DA NATUREZA
Os Carvalhais constituem um património natural e social de grande valor, representando a floresta própria de muitas zonas do nosso território. Constituem ecossistemas únicos dado que possuem simultaneamente várias valências, funções e usos, essenciais para o ambiente, a vida e a sociedade.
Não obstante, pesem embora os seus múltiplos benefícios, os carvalhais não têm sido devidamente geridos e aproveitados, assistindo-se a uma contínua degradação destes ecossistemas, alcançando no território nacional mínimos históricos, com repercussões a vários níveis.
UM CASO DE ESTUDO
O Projecto Carvalhal, baseando-se numa ampla experiência e conhecimento, e constituído como caso de estudo, envolveu um conjunto de actividades de Investigação e de Desenvolvimento, mais recentemente ao abrigo de um projecto FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com vista a contribuir para uma valorização dos carvalhais autóctones, mostrando como podem amplamente beneficiar o ambiente e a natureza, a economia e a vida das comunidades rurais e urbanas.
A abordagem assenta na valorização das múltiplas funções e usos que o ecossistema carvalhal permite, bem como no desenvolvimento de actividades em seu torno, enquadradas pela silvicultura próxima da natureza, com dimensões de nível ecológico, económico e social.
A Silvicultura próxima da natureza, promovida e direcionada ao abrigo da visão futura relativa às políticas europeias para as florestas e a biodiversidade, assenta numa abordagem holística acerca do ecossistema, e transforma-se numa importante ferramenta silvícola, possibilitando soluções de base natural com diversos benefícios para a sustentabilidade.
QUEM APRESENTA
João Paulo Fidalgo Carvalho é Professor de Silvicultura e Dendrologia da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real). Realizou o doutoramento na área da Silvicultura e um pós-doutoramento na mesma área nos EUA (USDA Forest Service, Southern Research Station e North Carolina State University, Fulbright). Membro do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB).
Tem trabalhado em vários programas e ações na especialidade, em diversos projectos de Investigação e Desenvolvimento, com diferentes instituições e organizações, em Portugal, em toda a Europa e nos Estados Unidos, relacionados com a silvicultura, as folhosas e o carvalho, em matérias como a ecologia, produção, silvicultura, funções e aproveitamentos.
Integrou o grupo interinstitucional para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas para as Florestas. Membro da direção da Organização Europeia de Silvicultura – Pro Silva – Integrated Forest Management. Integrou ainda a Comissão de peritos científicos da Comissão Europeia/EU – EFI para a Estratégia para a Biodiversidade e a Estratégia para as Florestas EU2030.
Publicou diversos trabalhos na especialidade relacionados com as folhosas autóctones, em particular os carvalhos. Mais recentemente, reeditou o livro Silvicultura próxima da natureza – Conciliar economia e ecologia para uma silvicultura multifuncional, rentável e sustentável (2ª Ed, 2021) e publicou o livro O Carvalhal e a Silvicultura Próxima da Natureza (2023).
0 comentários