Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2003
(Para qualquer problema com esta lista, seguir por favor as instrucoes do rodape
desta mensagem.)
Destaque: Morrer da Cura? Pao e Neve
O metro, segundo teria dito o famoso arquitecto Souto Moura (o autor do abortado
projecto das torres
do Parque da Cidade, e de muitas das estacoes do metro, inclusive a do Marquez),
eh um soro para
os males da cidade. Mas parte da cidade nao correra o risco de morrer da cura?
O jardim do Marquez e outros espacos verdes ja experimentaram esse “soro” e o
resultado nao e
famoso. Seguir-se-a a Avenida da Boavista e o Jardim da Rotunda? O Vereador do
Ambiente apenas
espera o desenlace para saber se pode ou nao construir a projectada casa de cha,
ou quando e como,
pelo menos. Quanto ao resto, nao parece discordar do propjecto de fazer passar
as composicoes pelo
meio da Rotunda. Ou receara que o acusem de ser contra o metro?
O metro, que e de facto um electrico mais sofisticado, pode ser bom e esperemos
que seja. Mas nao
ao preco do patrimonio arboreo e dos jardins da cidade, uns atras dos outros.
Isso ficara seguramente
no seu passivo.
Por outro lado, nao esquecer que a energia electrica e produzida em grande parte
gracas a
combustiveis fosseis. Assim, energeticamente, o balanco nao sera tao evidente
como se pode julgar a
primeira vista. Autocarros com combustiveis alternativos poderiam nao ser, em
certos percursos, uma
ma solucao. Ha o exemplo de Curitiba para o atestar, hoje um classico de
urbanismo ambiental
famoso em todo o mundo. O ponto e que se instale um sistema de transporte
publico eficiente. Parece
ter sido esse o caso em Singapura e parece ser essa a via que Londres vai
trilhar. Talvez seja essa
afinal a solucao para a Avenida da Boavista: um sistema eficiente de autocarros
(a gas, electricos ou
mesmo… solares), prioridade clara aos corredores bus, comodidade e frequencia.
Porque o metro
pode resolver alguns problemas, nao se segue que os tem que resolver a todos. E
sobretudo nao se
justifica que para isso atropele valores da cidade que tem atras de si uma
historia e a sua frente um
futuro.
Aparte: bastou a neve e ficam sem pao aldeias transmontanas. Todas as aldeias
tinham os seus
fornos, colectivos ou familiares. Deixaram de os ter e passaram a ser
abastecidos pela industria de
panificacao. Esse progresso trouxe dependencia. E essa dependencia, em situacoes
de crise
prolongada, pode ser mais que simples transitoria falta de pao. E o pais e uma
imagem dessas
aldeias: mais dependente do que nunca de abastecimento alimentar externo.
Seguem-se os resumos de noticias de interesse urbanistico/ambiental publicadas
na edicao
electronica do JN e Publico, em 20 de Fevereiro de 2003. A seleccao e da
associacao Campo Aberto.
Para os textos integrais consultar as referidas paginas ou a respectiva edicao
em papel.
PNED = Porto e Noroeste em Debate
Noticias fora deste ambito geografico podem a titulo excepcional ser incluidas
por apresentarem
interesse evidente para questoes relativas ao
Porto e Noroeste.
Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2003
Metro eh “um soro” para tratar cidades doentes
Ainda por definir como ficarao a Avenida dos Aliados e o Marquez
hugo silva
O Metro esta a transformar, por completo, os concelhos por onde passa. Souto
Moura, arquitecto
coordenador do projecto, nao tem duvidas e considera mesmo que o novo meio de
transporte e “um
soro” para tratar as cidades que “estavam doentes”. Ainda que o Porto, “em
termos politicos, nao
estivesse preparado” para acolher a empreitada, que tambem teve de ultrapassar
uma fase de
desconfianca da populacao.
Tres casas de cha ate fim do mandato
Primeiro equipamento arranca no Parque da Pasteleira
nuno silva
A construcao de tres casas de cha em espacos verdes do Porto e um dos objectivos
do Pelouro do
Ambiente da Camara a ser cumprido ate ao final do mandato. Rui Sa reiterou tal
intencao, ontem, no
decurso de uma sessao de educacao ambiental que teve como cenario o Parque de S.
Roque. O
Parque da Pasteleira sera o primeiro a ser servido por aquele tipo de
equipamento. A empreitada ja foi
adjudicada e devera arrancar em Abril, com um prazo de construcao de seis meses.
Seguir-se-a a
casa de cha do Horto das Virtudes, cujo projecto estara concluido no proximo
mes. No caso da
Rotunda da Boavista, tudo ainda esta ainda dependente do projecto do Metro do
Porto.
Valor das propriedades sera nivelado
“O Metro tem papel decisivo na reorganizacao do espaco da Area Metropolitana”.
Paulo Pinho tem
trabalhado com a Empresa do Metro na definicao das estrategias a seguir pelo
projecto em termos de
transporte e sublinha que o novo meio de transporte devera nivelar os valores
das propriedades, uma
vez que vai dar acesso a zonas ate agora desguarnecidas.
viana do castelo :
Requalificada praia com nome de barco Espaco natural que deve o nome ao navio
que ali encalhou
beneficiado ate fim do ano
LUIS OLIVEIRA
A Camara de Viana do Castelo adjudicou a requalificacao da praia do Coral,
espaco que deve o seu
nome ao cargueiro chines “Coral Bulker”, que ali encalhou em Dezembro de 2000.
Publico
Aldeias Isoladas Ficaram Sem Pao
Por A.F.
Ontem pela manha, a maior parte das aldeias do nordeste transmontano, situadas
em zonas de serra
ou montanha, acordaram completamente isoladas. O gelo e a neve impediu os
veiculos de circular, em
Pombares, concelho de Braganca, e “nem o padeiro conseguiu romper a neve” conta
Eugenio Pires.
TEXTO
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