Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
Comente, participe. Divulgue!
==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:
Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que
é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!
Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também
recebem).
Peça informações:
contacto@campoaberto.pt
==========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Sexta, 25 de Abril de 2008
==========================
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações
indicadas.
==========================
1.Cinco milhões para investir na reabilitação
O grupo Habiserve vai investir cinco milhões de euros em reabilitação urbana nos próximos quatro anos. Neste momento, a empresa está a desenvolver três projectos na Baixa do Porto, que totalizam 3,7 milhões.
As obras já começaram em dois edifícios antigos na Rua do Almada e na Rua de Álvares Cabral. A próxima intervenção começará em Junho na Rua de S. João. A recuperação dos três imóveis colocará no mercado apartamentos T0 e T1. O prédio nº104 na Rua de S. João acolherá 28 casas T0 e T1; o edifício nº255/261 na Rua do Almada terá 18 habitações T0 e T1; e o da Rua de Álvares Cabral contará com sete casas T0 e T1. Estima-se que os trabalhos fiquem concluídos até Novembro do próximo ano.
https://jn.sapo.pt/
===========================================
2. Painéis solares cobrem edifício nas traseiras da Casa da Música
O edifício que está a ser construído nas traseiras da Casa Música, na Boavista, Porto, vai acolher a nova sede da EDP no Norte, apresentando “características inovadoras na área energética”. Telas de ensombramento das fachadas com capacidade para captação fotovoltaica, painéis de aquecimento solar e energia eólica na cobertura são elementos que vão marcar o imóvel, numa óptica de “auto-suficiência”.
Os painéis colocados nas fachadas deverão rodar de acordo com a orientação solar, emprestando um aspecto original ao edifício, cuja inauguração está prevista para o início de 2010, de acordo com as previsões da EDP.
“O objectivo é a auto-suficiência energética, prevendo-se que a nova sede Norte venha a ser o primeiro edifício com classificação energética superior”, acrescenta a informação da EDP.
Chegou a estar prevista a implantação da sede do BPN naquele imóvel, mas o edifício será, então, a sede da EDP. Rui Costa, responsável da Adicais, promotora do empreendimento, explicou que está a ser negociada com a instituição bancária a sua instalação num edifício do mesmo quarteirão (gaveto da Avenida da Boavista com a Rua de 15 de Novembro), que até já está pronto.
https://jn.sapo.pt/
======================
3. Braval distribui oleões para produzir bio diesel
Dentro de dois meses, a Braval, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA, do Cávado, arranca com o funcionamento da Unidade de Bio diesel, cujo investimento ascende a 400 mil euros. Até lá, a empresa intermunicipal procedeu já ao início da distribuição de “oleões”, com vista à recolha de óleos domésticos pelos seis municípios da região.
Depois de Vila Verde, agora foi a vez de Braga receber “oleões”, esperando até ao final do mês de Maio a distribuição de 25 mil contentores pelos restantes municípios abrangidos pela Braval, designadamente por Amares, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.
https://jn.sapo.pt/
==========================
4. Aldeias de montanha são destino de excelência
Um cenário onde a intervenção humana praticamente não se fez sentir, situado longe do bulício dos centros urbanos, onde o tempo continua a correr devagar. É neste espaço que se tem vindo a instalar unidades de alojamento plenamente enquadradas na paisagem rural, onde a aposta na qualidade é palavra de ordem. Esta é a proposta que a Associação de Desenvolvimento Rural do Lima (ADRIL) pretende dinamizar, com o nome de “Aldeias de Montanha do Vale do Lima”, aposta essa concertada com unidades de Turismo de Habitação, de modo a promover a região como um todo e levar o turista a fruir de emblemáticos espaços, distribuídos por quatro concelhos.
https://jn.sapo.pt/
==========================
5. Ecopistas podem ligar três cidades
A Rede Ferroviária Nacional (REFER) está a estudar a criação de uma rede de ecopistas que, na região centro, possa ligar as cidades de Aveiro, Coimbra e Viseu. O plano preconiza o aproveitamento de linhas de caminhos-de-ferro desactivadas e a criação de corredores verdes onde não existam linhas.
A ideia agrada ao presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, para quem o Plano Nacional de Ecopistas (PNE) toma como exemplo o troço que nesta cidade está já em funcionamento.
“Em reunião que tivemos com a REFER, fomos informados da intenção em criar conexões que permitam a ligação das três cidades. Ligações que, nos casos de Viseu e Aveiro, aproveitarão as extintas linhas do Dão e do Vouga, e que em Coimbra poderão passar pela definição de corredores verdes”, explicou.
https://jn.sapo.pt/
==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/
==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.
Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
Selecção hoje feita por Celina Raposo
=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ========================
0 comentários