Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
Comente, participe. Divulgue!
==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:
Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!
Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).
Peça informações:
contacto@campoaberto.pt
==========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Sexta-feira, 13 de Junho de 2008
==========================
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
==========================
1. Espanha dedica feira internacional às facetas da água
Dura três meses, reparte-se por 140 pavilhões, beneficia da participação de 146 países – incluindo Portugal – e servirá de palco a 4529 espectáculos.
A Exposição Saragoça 2008 é dedicada à água e ao desenvolvimento sustentável. Começa hoje. Dez anos depois da Expo 98, em Lisboa, e 16 anos depois da Expo 92, em Sevilha, volta a caber a Espanha organizar uma feira internacional. Desta vez, a mostra servirá para completar uma trilogia temática baseada nos recursos naturais: Aichi, no Japão, em 2005, foi consagrada à “Sabedoria da natureza”; Shangai, na China, daqui a dois anos, terá como tema “Melhor cidade, melhor vida”. Aliás, a própria Expo está tripartida em assuntos: “Água, recurso único”, no Pavilhão da Ponte, edifício desenhado pela arquitecta Zaha Hadid ; “Água para a vida”, na Torre da Água, construída sobre uma base em forma de gota; e “As paisagens da água”, num Aquário Fluvial que contém 300 espécies de peixe, sendo o maior aquário de água doce da Europa. Até 14 de Setembro, Saragoça – a exposição está edificada num recinto de 25 hectares a Oeste da cidade – será o ponto de encontro e o lugar para debater a água como elemento imprescindível para a vida, devendo também sensibilizar as pessoas para o compromisso ético de preservar um bem tão escasso.
https://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=957506
==========================
2. Barragem de Sambade já enche
Já começou a encher a barragem de Sambade, em Alfândega da Fé. Vai dar de beber, em quantidade e qualidade, àquele concelho e a algumas freguesias do concelho vizinho de Vila Flor, situadas no vale da Vilariça.
Esta é uma das seis grandes barragens que a empresa intermunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD), tem concluídas ou em fase de conclusão, em toda a região, para abastecimento público. A de Veiguinhas, em Bragança, está em fase de Avaliação de Impacte Ambiental. A barragem de Sambade, que ontem foi visitada por responsáveis e técnicos da empresa, está fechada desde Maio e neste momento já tem armazenados 105 mil metros cúbicos de água.
https://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%E7a&Concelho=Alfandega%20da%20F%E9&Option=Interior&content_id=957505
==========================
3. Energia de jardins contagia o ministro do Ambiente
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, deixou-se contagiar pela energia que dá mote ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, já amplamente marcado pela internacionalização – de entre os 11 jardins expostos estão representados oito países além de Portugal. Na quarta edição, o certame aborda a temática “Energias no Jardim”.
Num momento de divertimento, Nunes Correia encavalitou-se num carrossel com bicicleta (montado em rolamentos, integra um sistema de bomba, que accionado pelo pedalar, alimenta o circuito de rega), e empurrado pelo autarca local, Daniel Campelo, entrou no jogo infantil que a horta lúdica propõe.
https://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viana%20do%20Castelo&Concelho=Ponte%20de%20Lima&Option=Interior&content_id=952667
==========================
4. Vestígios de estação arqueológica vão ser aterrados
Ainda assim, os vestígios declarados Monumento Nacional vão ser aterrados. A confirmação foi dada, ontem de manhã, por Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, quando, na companhia de uma equipa de arqueólogos, visitou a zona, uma fábrica de conservas da época romana. “Para este local não é possível definir grande coisa, porque há uma determinação maior do clima e do mar. Portanto, o que vamos tentar perceber, nesta busca de vestígios arqueológicos, é como podemos manter a memória viva.
https://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Matosinhos&Option=Interior&content_id=957491
==========================
5. Saragoça abre hoje as portas à Expo 2008 dedicada à água
A Exposição Internacional de 2008, que será inaugurada hoje na cidade espanhola de Saragoça, permitirá conhecer as profundas diferenças sociais e económicas que separam os 105 países participantes e reconhecer as fronteiras “insustentáveis” do mundo.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=93f33c05bdc5eca02dc90929ba8eb262
==========================
6. Monitorização da poluição do Leça
O projecto de despoluição do rio Leça que está a ser desenvolvido pela Câmara de Valongo, em parceria com um conjunto de entidades, vai a partir deste mês contar com a ajuda de um equipamento que permitirá a detecção, em tempo real, de eventuais focos de poluição.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=30e7d704aa2510a5a2ccecaca2fb4c6c
==========================
7. Ribeira de Pena: Jovens ajudam a preservar a floresta
A Câmara de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, promove entre 16 de Junho e 30 de Setembro uma iniciativa denominada «Voluntariado jovem para as florestas», que envolverá a participação de sessenta voluntários com idades entre os 18 e os 30 anos.
Além da vigilância da floresta, os jovens irão participar em tarefas de limpeza e sensibilização da população para comportamentos defensivos da floresta contra incêndios.
Os participantes, a quem será atribuída uma bolsa diária de 12 euros, serão constituídos em grupos que estarão no terreno por períodos de 15 dias. O programa «Voluntariado Jovem para as florestas» tem o apoio do Instituto Português da Juventude e da Direcção-Geral dos Recursos Florestais.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=b20d9a5c5dd90ed9dee62e3e1cacebb7
==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/
==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.
Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho
======================================
0 comentários