[PNED] 30 Novembro INFO
Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo página, net veja informações no rodapé da mensagem.
O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de https://groups.yahoo.com/group/pned/
A estrutura deste Boletim INFOPNED tem vindo a variar por motivo de experiências e tentativas de fixação de um modelo a seguir no futuro.
Agradecem-se sugestões e comentários.
Domingo, 30 de Novembro de 2003
PUBLICO:
1. Arquitectos Exigem Uma Política Nacional de Arquitectura
Os arquitectos portugueses confirmaram, ontem, que consideram ser “fundamental e urgente” a definição de uma política nacional de arquitectura “que contribua eficazmente para a qualidade de vida dos cidadãos, para a coesão social, valorização do património, criação de emprego e para o desenvolvimento económico”.
2. Metros Ligeiros e Eléctricos Poupam Energia
A indústria ferroviária desenvolveu uma tecnologia que permite aos metros ligeiros armazenar a energia eléctrica que produzem no sistema de frenagem de modo a reutilizá-la no arranque, reduzindo deste modo o consumo de energia utilizada em cerca de 30%.
No futuro os eléctricos poderão circular durante centenas de metros sem precisarem da catenária.(…) A maior vantagem é, porém, a possibilidade de os núcleos históricos não serem adulterados com a implantação de postes e catenárias que coexistem mal com a riqueza histórica e artística das pedras, muralhas ou fachadas de edifícios desses centros.
3. Turismo Ferroviário no Douro Cresceu 40 por Cento em 2003
A CP está tão satisfeita com o projecto dos comboios turísticos do Douro que vai reforçar o investimento já no próximo ano, com a introdução de uma composição especialmente preparada para efectuar viagens naquela região e uma aposta na exploração regular da linha do Corgo.
4. “Lembro-me de Caçar Narcejas no Parque da Cidade”
Lembro-me de ser miúdo e de ir caçar narcejas para o Parque da Cidade. Nessa altura, o Porto tinha um charme extraordinário. Lembro-me de ter ido para a faculdade de autocarro, na altura da caça, mais ou menos por esta altura, e passar na Praça de Liége e ver um sujeito de camuflado, com um cinturão cheio de cartuchos e de arma ao ombro, pronto para ir para o Parque da Cidade com o seu cãozinho caçar narcejas.
5. Ambientalistas pedem ao Governo uma nova floresta no sapatinho
Guimarães
O objectivo da Ave-Associação Vimaranense Para a Ecologia é que, neste Natal, as tradicionais cartas enviadas ao Pai Natal a pedir prendas sejam substituídas por cartas enviadas ao Governo a pedir uma nova floresta para Portugal. A carta, pré-escrita, será distribuída na cidade de Guimarães no dia 20 de Dezembro, cabendo depois a cada subscritor colocar o nome do destinatário a quem deseja enviar a missiva.
JN
1. Avenida gigante já tem mil metros
Gaia
Em menos de um fósforo, os carros invadiram o troço de mil metros da VL9, a “maior avenida urbana construída no país nos últimos 100 anos”. A frase é de Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia, e foi dita, à chuva, ontem, junto à rotunda improvisada que liga a Rua Raimundo de Carvalho, em Mafamude, à Rua Azevedo Magalhães, em Oliveira do Douro.
2. Decoração comum de Souto Moura nas estações
Porto
As estações subterrâneas do Metro do Porto vão ter uma decoração interior comum, concebida pelo arquitecto Souto Moura, revelou, ontem, o presidente da Comissão Executiva da empresa, Oliveira Marques.
3. Frentes urbanas sem consenso
Porto
Dois anos após a discussão que dominou a campanha eleitoral para as autárquicas no Porto, as frentes urbanas no Parque da Cidade estão longe de ser um tema consensual. Para os defensores, a rejeição da ocupação das faixas laterais é uma “falsa questão” dada a envolvente urbana do parque. O argumento serve, também, os urbanistas contra as construções, que, perante um perímetro edificado, não vêem necessidade de novas frentes.
4. Estações construídas no subsolo e incluídas na Linha Azul estão em fase de conclusão
Porto
Quem passa junto ao Bolhão, mais precisamente no cruzamento entre as ruas de Fernandes Tomás e de Alexandre Braga, dificilmente imaginará o que se esconde no subsolo: um conjunto de galerias, com destaque para uma caverna a 30 metros de profundidade, com 80
metros de comprimento e 20 de largura. Traduzindo: a estação de Metro do Bolhão.
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresentou-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de Notícias
e do Público Local Porto e Minho, em 30 de Novembro de 2003.
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho. Em «Fora do Noroeste» (só ocasionalmente), podem inserir-se
notícias de outras regiões que possam apresentar interesse como exemplo
negativo ou positivo para situações equivalentes no Noroeste.
Selecção hoje feita por Daniel Carvalho
Para os textos integrais consultar:
https://jn.sapo.pt/eddia/eddia1.asp
https://jornal.publico.pt/publico/2003/11/30/indice.html
ou as respectivas edições em papel.
=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
Para difundir mensagens escreva para: pned@yahoogrupos.com.br
Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com e com o corpo da mensagem vazio.
Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@egroups.com
Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@egroups.com
Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:
https://groups.yahoo.com/group/pned/
Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.
=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: https://br.yahoo.com/info/utos.html
0 comentários