Com 45 a 50 pessoas presentes no pequeno mas acolhedor espaço da Casa da Horta, decorreu a 15 de Julho de 2010, a partir das 21:30, a apresentação do livro Ecoaldeias Novas Fronteiras para a Sustentabilidade, numa co-organização do editor (Edições Sempre-em-Pé), da associação Casa da Horta e da Campo Aberto – associação de defesa do ambiente.
Pedro Macedo e Pedro Jorge Pereira falaram sobre a sua experiência de estadia e aprendizagem em ecoaldeias, o primeiro em Findhorn, na Escócia, o segundo na República Checa, Eslováquia e Alemanha, e situaram essa experiência no enquadramento proporcionado por aquele livro, de autoria de Jonathan Dawson.
Referiram-se igualmente à situação portuguesa, tendo destacado a importância da ecoaldeia de Tamera, em Odemira, no Alentejo, sublinhando embora tratar-se de uma iniciativa de cidadãos austríacos, suíços e alemães que, no entanto, se vai gradualmente integrando mais na sociedade local e portuguesa em geral.
Ambos mostraram fotografias que documentam as experiências que viveram e comentaram os diversos aspectos de abordagem da vida numa ecoaldeia bem como a sua relevância para a busca de soluções a problemas que são comuns a toda a humanidade, seja no plano ambiental, social, económico, cultural ou espiritual.
Seguiu-se uma troca de impressões com as pessoas presentes, bastante animada, que só se interrompeu dado o adiantado da hora.
0 comentários