[PNED] boletim 22.05.2005
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BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Domingo, 22 de Maio de 2005
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0-PORTO
A quem pertencia a capela que foi armazém de tecidos
Apergunta contida no título desta crónica tem toda a razão de ser. Um leitor, que não vive no Porto, mas que conhece muito bem a cidade, teve acesso a um conjunto de fotografias antigas e viu aquela que hoje ilustra a crónica e que é da autoria da Aurélio da Paz dos Reis. Reparou, sobretudo, no letreiro existente na parede do prédio que fica sensivelmente a meio da imagem “Armazéns da Cappella”. E assaltou-o, não uma, mas duas dúvidas: “estes Armazéns da Capella são os mesmos que estão, um pouco mais abaixo, na esquina das ruas dos Carmelitas e de Cândido dos Reis ?”; e “houve uma capela no sítio do primeiro armazém ? Se houve, a quem pertencia?” Temos aqui pano para mangas. Mas vamos por partes.
https://jn.sapo.pt/2005/05/22/grande_porto/a_quem_pertencia_a_capela_foi_armaze.html
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1-PORTO
Partidos da Assembleia Municipal apresentam alterações ao PDM
Na próxima terça-feira os partidos da Assembleia Municipal (AM) do Porto que pretendem apresentar alterações ao Plano Director Municipal (PDM) deverão formalizar essas propostas, no que se espera ser a recta final para a aprovação do documento de gestão de cidade. A votação do PDM está marcada para 2 de Junho (depois de mais um adiamento), mas tudo vai depender da capacidade das forças políticas consensualizarem a introdução (ou não) de algumas alterações. PS e CDU pretendem devolver ao Inatel o campo de jogos sem atravessamento. A coligação PSD/CDS-PP não apresenta qualquer alteração, mas pondera aceitar mudanças, desde que não impliquem uma nova discussão pública.
«(…)
Avenida dos Aliados em debate dia 30
A AM quer ouvir a opinião dos portuenses sobre o projecto de requalificação da avenida dos Aliados, pelo que vai promover um debate público sobre este tema, no próximo dia 30 de Maio. O local ainda não está definido, mas há a possibilidade de ser no Rivoli. Para o encontro, a AM decidiu convidar os arquitectos responsáveis pelo projecto, Siza Vieira e Souto de Moura, cuja presença é também aguardada a 6 de Junho, durante a sessão extraordinária da AM para discutir o mesmo assunto.
Os partidos da AM querem saber o que pensa os cidadãos e as associações ambientalistas ou outras sobre o projecto feito no âmbito da Metro do Porto, e que prevê uma avenida com passeios mais largos, a placa central mais estreita, sem canteiros floridos nem calçada à portuguesa. A substitui-los estarão o granito e fileiras de árvores, além de uma nova fonte prevista para a zona de junção da avenida com a praça de General Humberto Delgado. Alterações que já provocaram alguma contestação, nomeadamente, por parte dos ambientalistas da Campo Aberto, que pediram mesmo ao Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) que embargasse a obra. Uma possibilidade rejeitada ao COMÉRCIO pelo responsável, no Porto, deste organismo, Lino Tavares, referindo que as intervenções parcelares da Metro na avenida estão a ser acompanhadas. Contudo, o IPPAR está ainda a apreciar o projecto global. (…)»
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=37291&pIdSeccion=7
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2-PORTO
2.1- Rio vai enviar ao Governo relatório sobre riscos no “Santo António”
Opresidente da Câmara do Porto, Rui Rio, alertou ontem o Governo para “atender aos riscos de segurança que ameaçam o Hospital de Santo António (HSA)”. O recado surgiu na sequência de um relatório, elaborado pelo Departamento de Gestão do Risco do HSA, a pedido do Governo Civil do Porto (GCP), que, de acordo com o jornal Expresso, diz que as obras à porta daquela unidade hospitalar “fragilizam toda a estrutura” e “comprometem a consecução da sua missão”.
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=37293&pIdSeccion=7&
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2.2- Embargo do Túnel de Ceuta expõe Hospital de Santo António a riscos de segurança
Andréia Azevedo Soares
Relatório elaborado a pedido do Governo Civil revela perigos da paragem da obra. O socialista Francisco Assis responsabiliza Rui Rio por ter tentado avançar com uma obra ilegal
https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=05&d=22&uid=&id=21918&sid=2394
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2.3- Obras põem hospitais em perigo
As obras em torno do Santo António e S. João podem vir a causar graves problemas. Rui Rio só fala no primeiro caso, responsabilizando o embargo ao Túnel de Ceuta como causador do problema, mas as câmaras têm de ter planos de emergência para enfrentar todos os cenários.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=a902612b8caf590d78542bc8559e94e4
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3-PORTO
3.1-Circunvalação “vira” pista para corridas
Amais de mês e meio do evento, a Estrada da Circunvalação já está a ser convertida em pista para o Grande Prémio do Porto-Circuito da Boavista. A exemplo do que vinha acontecendo na Avenida da Boavista e na frente marítima, até à rotunda da Praça Cidade S. Salvador (Matosinhos), as obras estão a avançar em força, com os inevitáveis constrangimentos para o trânsito. É a corrida contra o tempo para ter tudo pronto para a realização das provas, a ter lugar de 8 a 10 de Julho.
Na Circunvalação, o trajecto vai ganhando forma, com a instalação de muros em cimento e da vedação que delimitam a futura pista. A circulação automóvel no sentido Matosinhos-Porto continua a processar-se nas duas faixas de rodagem, mas agora mais estreitas para os automóveis. Os utentes dos autocarros também têm sentido as mudanças na pele. As barreiras taparam as paragens, obrigando as pessoas a esperarem os autocarros à face da estrada. O corredor central da via está tomado por várias máquinas e algumas árvores foram mesmo abatidas.
https://jn.sapo.pt/2005/05/22/grande_porto/circunvalacao_vira_pista_para_corrid.html
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3.2- Obras do Grande Prémio do Porto já se notam na Circunvalação
Em contagem decrescente para o Grande Prémio do Porto, estão já a ser colocados ao longo do chamado Circuito da Boavista os muros e grades de protecção. Afinal, as corridas estão agendadas para o início de Julho. As obras prosseguem e desde a semana passada que dezenas de taipais mudam o cenário entre a Praça Cidade de S. Salvador, Circunvalação acima, em direcção à Rua da Vilarinha. Ontem, algumas árvores foram abatidas frente ao antigo recinto da Feira Popular, mas a autarquia desconhece o porquê, já que “quemtem a jurisdição da EN12 é a Estradas de Portugal”, como lembrou ao COMÉRCIO o vereador do Ambiente, Rui Sá.
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=37307&pIdSeccion=7
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4- PORTO
área metropolitana do porto
Emergência sem plano para região
A necessidade de um plano de emergência para a Área Metropolitana do Porto, que permita dar resposta a cenários de catástrofe, ganhou força, ontem, na sequência de uma série de simulacros de sinistros levados a cabo na Universidade Lusófona do Porto. Um conjunto de exercícios, no âmbito do curso de formação da instituição, que visou testar a coordenação entre os centros de operações de emergência e Protecção Civil
https://jn.sapo.pt/2005/05/22/grande_porto/emergencia_plano_para_regiao.html
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5-PORTO
Cães perigosos “expulsos” dos bairros
Os cães perigosos poderão ser expulsos dos bairros sociais do Porto. A Câmara quer proibir o alojamento de animais, como os pit-bull ou os rottweillers, nas exíguas habitações municipais. O número de cães agressivos nas urbanizações sociais tem vindo a aumentar, assim como as queixas dos vizinhos receosos. A autarquia vai mais longe e obrigará os inquilinos a abdicar destes animais, sob pena de incorrerem no pagamento de uma multa de 500 a 3740 euros.
A vereadora da Habitação, Matilde Alves, defende a criação de uma postura municipal, que proibirá a permanência de animais perigosos e potencialmente perigosos nas casas camarárias, tendo por base a legislação nacional (que enumera os animais potencialmente perigosos e estabelece as normas aplicáveis a esses cães).
A proposta será submetida, já depois de amanhã, a votação na reunião de Câmara.
https://jn.sapo.pt/2005/05/22/grande_porto/caes_perigosos_expulsos_bairros.html
As sete raças rotuladas de perigosas
A legislação consagra sete raças potencialmente perigosas cão de fila brasileiro, dogue argentino, rottweiller, pit bull terrier, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu. Além disso, são considerados, também, perigosos os animais que causem ferimentos em pessoas ou noutros animais ou sejam um risco para a segurança, devido ao comportamento agressivo. Manter estes animais nas habitações municipais da cidade do Porto passará a ser “expressamente proibido” e a violação da postura é punível com uma coima “cujo montante mínimo é de 500 euros e o máximo de 3740”.
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6- MATOSINHOS E PÓVOA DE VARZIM
“Todos querem comer”
regra de ouro Pescadores unem-se em terra, à espera que a sardinha se desenvolva Os que desafiaram o acordo viram-se obrigados a voltar para trás e a deitar a carga ao mar
“Isto tá mau”. José Milhazes bate com os dedos no maço de tabaco que segura entre as mãos. Está sentado numas pedras de granito amontoadas ao cimo da praia das Caxinas, em Vila do Conde. À sua volta, outros sete pescadores olham o mar com nostalgia.
Naquele dia, todos cumpriram a regra de ouro. Ninguém saiu ao encontro da sardinha. Ficaram em terra à espera que o peixe se desenvolva. “Temos de estar unidos. Quando não saem uns, os outros também têm de parar”.
https://jn.sapo.pt/2005/05/22/grande_porto/todos_querem_comer.html
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7- ViIANA DO CASTELO
Empreendimento eólico do Vale do Minho em velocidade de cruzeiroNova estrutura irá nascer no distrito de Viana do Castelo até meados de 2007. Projecto prevê uma produção anual a rondar os 48 milhões de euros
A empresa Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho (EEVM) deverá lançar no próximo mês o concurso público para aquisição de equipamentos e materiais necessários à instalação da grande parte do empreendimento eólico que irá nascer no distrito de Viana do Castelo até meados de 2007. Os primeiros três parques do projecto estão já em construção nos concelhos de Caminha e Vila Nova de Cerveira, sendo que os restantes oito, previstos para os municípios de Monção, Melgaço, Valença e Paredes de Coura, e respectivas ligações à rede pública de distribuição de energia eléctrica, se encontram ainda em processo de avaliação de impacte ambiental até Julho. O megaprojecto representa um investimento de 300 milhões de euros (cerca de 1,1 milhão de euros por cada MW instalado) e prevê atingir uma produção anual a rondar os 48 milhões de euros.
https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=05&d=22&uid=&id=21917&sid=2394
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INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
Acima apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias, de O Primeiro de Janeiro, Comércio do Porto e do Público Local
Porto e Minho (em um ou vários dos citados, não necessariamente em todos).
Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho.
Selecção hoje feita por Manuela D.L.Ramos
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