[PNED] FW: Boletim de 29/V/2005
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BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha
Domingo, 29 de Maio de 2005
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Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
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1- PORTO
Francisco Assis garantiu que se for eleito presidente da Câmara do Porto a
linha de metro da Avenida da Boavista não será construída. O candidato do PS
à autarquia considera que o fluxo de passageiros não justifica a obra e que
projecto previsto irá prejudicar uma artéria simbólica da cidade. “Há que
reabilitar a Avenida da Boavista, mas servi-la com uma linha de eléctricos
rápidos”, insistiu.
O candidato falava, anteontem à noite, no edifício da Alfândega, no primeiro
colóquio do ciclo “Fórum Cidade do Porto”, no qual pretende ouvir a
sociedade civil e exterior ao PS para elaborar o seu programa político. Que
já tem ponto um sonoro “não” à futura Linha Laranja. Continuam em curso,
contudo, as obras de renovação do troço final daquela artéria (junto ao
Parque da Cidade), que a deixarão já preparada para o metro. Um projecto do
actual Executivo, liderado por Rui Rio (PSD).
https://jn.sapo.pt/2005/05/29/grande_porto/assis_rejeita_metro_boavista.html
Assis quer eléctricos rápidos na Boavista
Para o candidato do PS à Câmara do Porto, o metro para a avenida
“não é necessário em termos de fluxo de passageiros”
“Se for eleito, não haverá linha de metro na Avenida da Boavista”. A frase é
do candidato do PS à Câmara do Porto, Francisco Assis, e foi proferida,
anteontem à noite, na Alfândega, na primeira sessão do Fórum Cidade do
Porto, dedicado aos problemas da mobilidade e das acessibilidades.
Segundo Assis, a linha de metro naquela zona da cidade, e cujo projecto
encomendado aos arquitectos Siza Vieira e Souto Moura está só à espera da
luz verde do Governo, não se justifica “em termos de fluxo de passageiros”,
podendo mesmo “arruinar aquele espaço simbólico da cidade”. Assim, caso
ganhe as autárquicas de Outubro, o candidato socialista promete servir
aquela avenida com uma linha de eléctricos rápidos, susceptível de se
articular com a rede de eléctricos já prevista para a Baixa do Porto, no
plano de mobilidade que orientou a reabilitação urbana da Porto 2001.
Falando no final de um debate que contou com a participação de especialistas
como o geógrafo Rio Fernandes, o urbanista António Babo e Pedro Santos,
autor de um estudo sobre a mobilidade no Porto, entre outros, Francisco
Assis prometeu ainda centrar a sua acção na reabilitação da Baixa e do
centro histórico, dando assim continuidade a uma das principais apostas do
actual líder do executivo camarário, o social-democrata Rui Rio. “Temos de
devolver a cidade aos peões. Esse é um conceito fundamental para podermos
revitalizar a Baixa”, sustentou.
https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=05&d=29&uid=&id=23035&si
d=2530
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EXTRA (última hora: 29.05.2005 – 14h21 Lusa )
Porto:
Rui Sá diz que o PS foi o “coveiro” deste transporte na cidade
PCP questiona vontade socialista de reactivar linha de eléctrico na Avenida
da Boavista
autarca comentava um compromisso assumido sexta-feira à noite pelo candidato
socialista à autarquia, Francisco Assis, de relançar os eléctricos na
Avenida da Boavista, em detrimento do canal de metro preconizado pelo
presidente da autarquia, o social-democrata Rui Rio.
“Grandes discussões tive eu na Assembleia Municipal com o doutor Fernando
Gomes [antigo presidente da Câmara socialista] quando ele defendia que o
eléctrico era um meio de transporte completamente ultrapassado”, acrescentou
Rui Sá.
(…)
Independentemente de a opção recair numa linha de metro ou de eléctrico, Rui
Sá considerou que o percurso pré-estabelecido – toda a Avenida da Boavista,
em cerca de seis quilómetros – “é o menos sedutor”. “Mais vantajoso seria
que esse transporte subisse a Avenida Antunes Guimarães, virando na Fonte da
Moura e no Lidador para descer a Circunvalação, apanhando assim uma zona com
muito mais população”, preconizou.
(…)
Na sua visita de hoje à zona da Boavista, o comunista Rui Sá disse-se
“preocupado” com os atrasos, de cerca de um mês, nas obras de adaptação de
algumas artérias para receber a prova de clássicos em Fórmula 1, marcada
para 8, 9 e 10 de Julho. No caso específico da Avenida da Boavista, uma das
artérias a utilizar nas corridas, com cerca de 25 metros de largura, as
transformações em curso visam criar duas faixas de rodagem em cada sentido e
um canal central livre para metro ou eléctrico. “Toda a avenida vai ficar
sem zonas de estacionamento”, lamentou Rui Sá.
https://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1224420&idCanal=59
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2- PORTO
“Cobrar taxas a carros que vêm ao Porto era passar certidão de óbito” –
António Babo
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=38039&pIdSec
cion=7
……….
Colóquio sobre mobilidade promovido pela candidatura de Francisco Assis
Cidade afogou-se no automóvel
A urgência de medidas que libertem a cidade do automóvel voltou a ser
defendida num colóquio promovido pela candidatura do PS à Câmara do Porto.
António Babo preconizou uma reorganização do espaço público e Guilherme
salientou a importância (ou falta dela) do peão.
(…)
“O peão é discriminado”
Outro dos oradores do debate realizado anteontem foi Guilherme Ferreira,
antigo director de Planeamento Urbanístico da Câmara do Porto. Guilherme
Ferreira centrou a sua intervenção no peão, considerando que lhe falta
“exigir um tratamento igual ao dos outros meios de transporte”. Em paralelo,
sublinhou que quem anda a pé é “discriminado” para logo depois avançar que
está a ponderar a hipótese de criar uma Associação de Defesa dos
Utilizadores do Espaço Público que seria com certeza interveniente em
projectos como o da Avenida dos Aliados.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7
baf3&subsec=&id=deae55d4c621041c9462f6d66498d1f7
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3-PORTO
Via Rápida esperou quatro anos para ter primeiro troço
O troço da Via Rápida Porto/Gondomar (IC29) entre o nó das Areias e as
imediações do nó do Freixo, no Porto, deverá estar pronto em finais de
Agosto. José Luís Oliveira, vice-presidente e vereador das Obras Públicas da
Câmara de Gondomar, acredita que dentro de pouco tempo aquele pedaço de
estrada, com 1,7 quilómetros de extensão, estará pronto a receber
automóveis. Mas para que a Via Rápida fique efectivamente concluída, fica a
faltar, ainda, a sua ligação ao futuro IC24, no interior do concelho
gondomarense. Projecto para “dentro de alguns anos”, admite o autarca,
explicando que se insere na empreitada de construção daquela circular
externa da Área Metropolitana do Porto.
(…)
Há muito que os moradores da zona de Pego Negro e na envolvente ao Bairro do
Cerco, no Porto, deixaram de ter sossego, somando-se queixas de corte de
acessos a dezenas de habitações, devido à concretização da obra. Uma
empreitada que, recorde-se, inclui a construção da polémica Alameda de
Azevedo, em Campanhã. Os 800 metros daquela via deverão ficar concluídos no
último trimestre deste ano.
https://jn.sapo.pt/2005/05/29/grande_porto/via_rapida_esperou_quatro_anos_par
a_.html
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4- PORTO
Bloco de Esquerda propõe cinco anos de moratória à construção no Porto
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=38043&pIdSec
cion=7
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5- PORTO
“O Porto está à beira de se tornar uma cidade perigosa”
por natália faria (textos) e nelson garrido (fotos)
É vital produzir conhecimento científico capaz de enformar as políticas
camarárias de combate a problemas como a exclusão social, crime e violência
urbana, alerta Cândido Agra, responsável pelo novo Observatório de Riscos
Urbanos e Segurança, que não dependerá financeiramente da administração
central.
Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito da Universidade do
Porto, Cândido Agra assumiu, desde o início deste mês, a responsabilidade
pelo novo Observatório de Riscos Urbanos e Segurança (ORUS), uma estrutura
inserida no programa camarário de combate à exclusão social, mais conhecido
como “Porto Feliz”. Nesta entrevista, a poucos dias do balanço daquele
programa no executivo camarário, Agra classifica as críticas à intervenção
junto dos arrumadores como “enviesadas e estereotipadas”. E, agarrando-se
aos elogios de especialistas internacionais, sublinha a importância de
basear as políticas concretas em conhecimento científico, apontando o caso
de Nova Iorque, que, com uma intervenção da polícia baseada em dados
científicos, reduziu a criminalidade em 40 por cento
https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=05&d=29&uid=&id=23033&si
d=2530
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6- PORTO
Entrevista a Nuno Grande – Médico, investigador e professor jubilado da
Universidade do Porto
“A avenida da Boavista devia ser intocável” – Nuno Grande
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=38036&pIdSec
cion=5
“O Porto perdeu um pouco de prestígio no contexto nacional” – Nuno Grande
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=38033&pIdSec
cion=5
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7- PORTO
Cabedelo está em risco
As obras de construção dos molhes do Douro não estão a cumprir o Estudo de
Impacto Ambiental. Bordalo e Sá, hidrobiólogo do ICBAS, denunciou que não
tem sido feita a monitorização ambiental exigida. A protecção natural do
estuário do Douro “está em risco”, adverte.
(…)
Protecção do estuário em risco
A extracção de areias sem a devida monitorização ambiental está “descalçar”
o Cabedelo na sua base. Bordalo e Sá realça que a obra que foi iniciada com
o objectivo de proteger esta zona “está a servir para a destruir”. O
emagrecimento do Cabedelo é o impacto negativo mais visível do não
cumprimento do estipulado por lei no EIA. O hidrobiólogo não tem qualquer
dúvida que o Cabedelo, protecção natural do estuário do Douro, está em
risco. Não obstante, Bordalo e Sá não quer classificar a situação de crime
ambiental, deixando para os tribunais a constatação da violação das
situações previstas na lei. Denunciada a situação “inadmissível”, o
responsável diz que o Estado “não pode queixar-se que não foi avisado”.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7
baf3&subsec=&id=f2b3cbfc0b11d16ae0d3b0bd2171da03
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8- PORTO
Quinta abre porta a iguarias da terra
À espera Participantes na Feira do Mundo Rural, que termina hoje na Bonjóia,
queixam-se de fraco negócio
Atarde já ia a meio. Nos pequenos pavilhões pré-fabricados, iguarias da
terra jaziam, ontem, em bancas, à espera de cativar olhos e barrigas. Meia
dúzia de curiosos, mais dados a passeios nos jardins da Quinta da Bónjoia,
no Porto, do que a largar euros, faziam crescer o desânimo entre os
participantes da Feira do Mundo Rural, que hoje termina. “A intenção é boa.
Faltou divulgação”, dizia-se.
https://jn.sapo.pt/2005/05/29/grande_porto/quinta_abre_porta_a_iguarias_terra
.html
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9- GAIA
Ainda não é desta… Já muitas foram as datas anunciadas para a abertura da
área de lazer do Parque da Cidade de Gaia, em Oliveira do Douro. A última,
avançada pelo presidente da Câmara, Luís Filipe Menezes, foi a de 5 de Junho
– Dia Mundial do Ambiente. Porém, o nova área verde do concelho só estará
pronta “no início de Julho”, conforme informou ontem ao COMÉRCIO Firmino
Pereira, vereador do Ambiente.
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=38048&pIdSec
cion=7
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10-Melgaço
Candidatura à Unesco apresentada na vila
A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, preside, na próxima
sexta-feira, em Melgaço, ao arranque de encontro que visa a promoção da
candidatura a património imaterial da Unesco da tradição oral
galaico-portuguesa.
Promovida pela associação “Ponte…nas ondas!” e participada por diversas
entidades, como os centros de artes tradicionais do Porto e de Vigo, a
iniciativa prolongar-se-á por três dias, contando, também, com a
participação de alunos de escolas dos dois lados da fronteira.
https://jn.sapo.pt/2005/05/29/minho/candidatura_a_unesco_apresentada_vil.html
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11-Ponte de Lima
Portugueses e galegos valorizam vias romanas
Património Municípios dos dois países promovem itinerário turístico e
cultural Sinalizadas serão duas ligações que uniam Braga a Lugo
https://jn.sapo.pt/2005/05/29/minho/portugueses_e_galegos_valorizam_vias.html
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12-CAMINHA: Festival Internacional de Papagaios quer ser o maior da Península
Segunda edição do evento decorre entre ontem e hoje com cerca de 500
participantes O sol e o vento do primeiro dia transformaram-se no cenário ideal
do encontro
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=38057&pIdSec
cion=9
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sócios ou não sócios. O seu âmbito específico são as questões urbanísticas e
ambientais do Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.
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Selecção hoje feita por Manuela D.L.Ramos
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