A Campo Aberto é uma associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana. Nisso assenta o interesse que vem dedicando às questões urbanísticas, que consideramos decisivas em matéria de qualidade de vida e do ambiente citadino. Para conhecer em mais pormenor algum do historial da associação nos seus primeiros 12 anos de atividade abra esta apresentação.
Documentos base da fundação
A Campo Aberto foi fundada a 27 de Dezembro de 2000, tendo obtido reconhecimento jurídico através dos avisos publicados no Diário da República, III Série, nº 42, pág. 3874, de 19 de Fevereiro de 2001, e nº 248, pág. 22948, de 25 de Outubro de 2001. A associação está ainda registada na Agência Portuguesa do Ambiente. O NIF da associação é o 505093278.
Ligações de interesse
A Campo Aberto tem cerca de 200 sócios no pleno gozo dos seus direitos e gostaria muito de receber mais. A associação está representada na Plataforma Transgénicos Fora, na Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, no Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto, no Conselho Municipal de Ambiente do Porto, colaborando ainda com outras plataformas cívicas, de modo permanente ou pontual. A Campo Aberto apoiou o Movimento em Defesa dos Jardins do Palácio, apoia o Movimento em Defesa do Rio Tinto, o Movimento Cívico pela Linha do Tua e o Movimento SOS Paiva. Além disso, ajudou a criar o movimento de cooperação e convergência ecológica e ambiental no espírito da Carta de Famalicão, que continua a apoiar, o mesmo tendo acontecido com a Aliança pela Floresta Autóctone e do #MovRioDouro, que, em 2021, se encontra em fase de arranque.
OBJECTIVOS ESTATUTÁRIOS DA CAMPO ABERTO
São objetivos da Campo Aberto:
- Promover o interesse pelos problemas urbanísticos, de uma perspectiva ambiental e de desenvolvimento sustentável e de baixo impacte, inclusive no contexto das zonas urbanas onde estiver sediada a associação ou onde residirem associados seus.
- Contribuir para identificar as ameaças mais graves e de maiores consequências a longo prazo para a natureza e o ambiente, para as analisar e combater.
- Contribuir para suscitar o gosto pelas atividades e profissões de ar livre e o sentido da conexão entre saúde pessoal e saúde do ambiente.
- Promover o estudo e difusão das correntes de pensamento que mais têm contribuído para suscitar atitudes que visam a diminuição dos impactos negativos da tecnologia e da sociedade sobre o ambiente.
- Inventariar e estudar alternativas às tecnologias de elevado impacto sobre o ambiente e promover o interesse teórico e prático por essas alternativas.
- Promover o interesse pela análise das incidências construtivas e destrutivas que diferentes formas sociais podem exercer sobre o ambiente.
- Promover o interesse pela revalorização das regiões rurais, encaradas como espaços privilegiados de ensaio e concretização de alternativas tecnológicas e sociais de baixo impacto sobre o ambiente.
CONSULTE NO QUADRO OS DOCUMENTOS RELATIVOS ÀS ASSEMBLEIAS GERAIS
Documentos globais | Planos de ação | Relatórios de atividades | Relatórios de contas |